Buscar

me ajudem por favor. Desde já agradeço.

PERGUNTA 1

  1. Sustentabilidade e responsabilidade social são dois temas que têm povoado as conversas, notícias, discussões e reportagens, mais fortemente desde os anos 1990, quando passaram a ser apresentados também em propagandas de televisão. Em 1992, com a realização da Rio‑92, no Rio de Janeiro, as pessoas em geral passaram a se apropriar melhor do assunto e do conceito. Responsabilidade social empresarial foi incorporada, sendo assim entendida como:

      a.

    Está ligada a ações de empresas que protegem o meio ambiente em troca de impostos menores perante o Governo.

      b.

    São ações do governo em parceria com empresas na promoção da preservação do meio ambiente.

      c.

    São políticas culturais das organizações na conscientização dos seus colaboradores na preservação do meio ambiente.

      d.

    É quando empresas, de forma voluntária, adotam posturas, comportamentos e ações que promovam o bem‑estar dos seus públicos interno e externo.

      e.

    São empresas que possuem o selo verde, certificação atribuída pelo Governo a empresas amigas do meio ambiente.

1 pontos   

PERGUNTA 2

  1. O Princípio da Prevenção pode ser entendido como um princípio fundamental do direito ambiental, tendo em vista que, geralmente, os danos ambientais são irreversíveis e irreparáveis. Sobre este princípio, considere: 
    I. Esse princípio está claramente amparado pela Constituição Federal de 1988, em seu art. 225, quando esta atribui “ao Poder Público e à coletividade o dever de proteger e preservar o meio ambiente para as presentes e futuras gerações” (BRASIL, 2008), assim como pela Lei da Política Nacional do Meio Ambiente (BRASIL, 1981), em seu art. 2º, que relaciona, entre seus objetivos, a preservação da qualidade ambiental, compreendendo a manutenção do equilíbrio ecológico e a proteção do meio ambiente. 
    II. É correto afirmar que o Princípio da Prevenção determina a incidência e aplicação de alguns aspectos do regime jurídico da responsabilidade civil aos danos ambientais: a) a responsabilidade civil objetiva; b) prioridade da reparação específica do dano ambiental; e c) solidariedade para suportar os danos causados ao meio ambiente. 
    III. Para Derani (2001, p. 165), o Princípio da Prevenção corresponde à essência do direito ambiental, não se restringindo apenas à instituição de medidas para afastar o perigo decorrente de atividades poluentes, mas formulando‑se políticas públicas ambientais voltadas ao planejamento e à modificação do modo de desenvolvimento da atividade econômica. 
     É (são) verdadeira (s):

      a.

    Somente I e II.

      b.

    Somente I e III.

      c.

    Somente II e III.

      d.

    I, II e III.

      e.

    Somente I.

1 pontos   

PERGUNTA 3

  1. As primeiras conferências mundiais sobre desenvolvimento sustentável aconteceram na década de 60. Qual foi o país sede e o que propunha esta primeira conferência?

      a.

    Realizada no Rio de Janeiro e propunha melhores condições para a Amazônia.

      b.

    Realizada em Berlim, expunha a necessidade de melhores processos produtivos.

      c.

    Realizada em Roma, e previa uma catástrofe ambiental nos próximos 100 anos.

      d.

    Realizada em Johanesburgo, previa problemas climáticos nos próximos 50 anos.

      e.

    A primeira conferência foi em 1978 não na década de 60.

1 pontos   

PERGUNTA 4

  1. A Agenda 21 brasileira da Eco 92 teve preocupação em criar uma Agenda 21 Nacional, que foi desenvolvida pela Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 21 Nacional (CPDS). A comissão envolveu diversos ministérios e entidades da sociedade civil, como ONGs e Movimentos Sociais, sendo apresentada em 1997. Seus princípios eram pautados em:

      a.

    Definir o desenvolvimento do país, somando‑se os conceitos de sustentabilidade, incluindo estratégias para gerenciamento dos recursos naturais.

      b.

    Criação de normas e regulamentação para diversos temas, como proteção animal e sistemas alternativos de geração de energia.

      c.

    A busca de uma agenda comum de ataque à pobreza e à destruição ambiental é um objetivo que une os países desenvolvidos e os subdesenvolvidos nos fóruns internacionais para que haja verdadeiramente um desenvolvimento sustentável.

      d.

    Metas para que os países reduzissem suas emissões de dióxido de carbono (CO2), responsáveis por 70% das emissões que interferem no aquecimento global e no efeito‑estufa.

      e.

    Propunha uma redução para os anos entre 2008 e 2012, de 5,2% na emissão de poluentes em relação aos níveis de 1990.

1 pontos   

PERGUNTA 5

  1. Organizações sem fins lucrativos e com fins públicos, não pertencentes ao governo, como associações e fundações, formam o terceiro setor. Sua função na sociedade está ligada:

      a.

    A cumprir um papel importante onde o Estado não consegue atuar diretamente.

      b.

    A atuar na promoção do meio ambiente, destacando sua preservação, arrecadando fundos como no segundo setor.

      c.

    Geralmente são organizações governamentais, orientadas por associações de bairros, têm o intuito de atuar em parceria com a sociedade.

      d.

    Têm capital privado, visam lucro, mas estão intrinsecamente ligadas a causas sociais.

      e.

    Atuam junto ao Governo e empresas privadas, garantindo o repasse devido para obras assistenciais especialmente.

1 pontos   

PERGUNTA 6

  1. A gestão ambiental é o principal instrumento para o desenvolvimento sustentável. Sobre a implantação do sistema de gestão ambiental é correto afirmar que:

      a.

    A gestão ambiental é aplicável apenas para empresas de médio e grande porte.

      b.

    A gestão ambiental nas empresas está vinculada a certificar as empresas.

      c.

    A gestão ambiental nas empresas será implementada apenas por questões culturais.

      d.

    As normas legais são referências obrigatórias para as empresas que pretendem implantar um sistema de gestão ambiental.

      e.

    Para a implementação da gestão ambiental não há necessidade de avalições normativas, somente as ocorrências e seus riscos.

1 pontos   

PERGUNTA 7

  1. Sobre Sistemas de Gestão Ambiental especificados pela Norma ISO 14.000, é correto afirmar que:

      a.

    Avaliam o ciclo da implementação da gestão ambiental.

      b.

    Divulgam avisos de perigos dos riscos ambientais.

      c.

    Verificam e avaliam a metodologia das certificações ambientais.

      d.

    Avaliam o processo de implantação, procedimentos para comprovar a conformidade com as exigências ambientais.

      e.

    Todas as alternativas são incorretas.

1 pontos   

PERGUNTA 8

  1. Em 1992, da Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Rio‑92, conhecida também como Eco‑92, no Rio de Janeiro, cinco anos após o relatório da comissão ser finalizado, o encontro virou um símbolo e um marco para a discussão dos problemas ambientais, pois reuniu representantes governamentais e da sociedade civil de diversos locais do planeta. Sobre a Eco 92, é verdadeiro afirmar que: 
    I. A proteção ambiental constitui parte integrante do processo de desenvolvimento e não pode ser considerada isoladamente deste, [bem como] o desenvolvimento sustentável não se constitui num problema técnico, mas social e político. 
    II. O documento final da Rio‑92, a Agenda 21, somou mais de 800 páginas divididas em 40 capítulos, apresentou uma nova forma de desenvolvimento, o sustentável, e o conceito de sustentabilidade mundial, que foi reforçado pela participação da sociedade, representada pelas organizações não governamentais (ONGs) que, ao lado dos governos, passaram a contribuir de forma mais incisiva com a causa. 
    III. Por meio da Agenda 21, a maioria dos representantes dos governos se comprometeu a fazer mudanças para atenuar os problemas principais de degradação ambiental, incluindo a poluição em todos os níveis, o aquecimento global e suas implicações nas mudanças climáticas e na biodiversidade. 
    É verdadeiro o que se afirma em:

      a.

    Somente I e II.

      b.

    Somente I e III.

      c.

    Somente II e III.

      d.

    I, II e III.

      e.

    Somente I.

1 pontos   

PERGUNTA 9

  1. O direito ambiental, como a ciência autônoma que é, possui princípios constitucionais, bem como princípios que apoiam‑se em declarações internacionais. Como assevera Kanto apud Machado (2017, p. 47), “cresce a potencialidade de seus princípios tornarem‑se normas costumeiras, quando não se transformarem em normas jurídicas oriundas de convenções”, alicerçando ou fundamentando a implementação do direito. Sobre este tema, considere: 
    I. Os princípios do direito ambiental estão voltados para a finalidade básica de proteger a vida, em qualquer forma que esta se apresente, e garantir um padrão de existência digno para os seres humanos desta e das futuras gerações, bem como de conciliar os dois elementos anteriores com o desenvolvimento econômico ambientalmente sustentado. 
    II. A evolução das ideias ecológicas tem impulsionado a proteção ambiental e a diminuição na degradação de bens ambientais essenciais à sadia qualidade de vida. Nessa senda, é de grande valia a obediência ao princípio do ambiente ecologicamente equilibrado. A adoção desse princípio encontrou guarida em nossa Carta Magna de 1988, norteando toda a legislação ambiental.
    III. O direito à sadia qualidade de vida está previsto no caput do art. 225 da Constituição Federal de 1988 e, como princípio, deve ser visto como ponto de partida para as questões ambientais. Fiorillo trata dos bens essenciais, ou seja, indispensáveis à sadia qualidade de vida, como “bens fundamentais à garantia dos animais, mares e florestas” para a boa utilização do ser humano. 
    É (são) verdadeira (s):

      a.

    Somente I e II.

      b.

    Somente I e III.

      c.

    Somente II e III.

      d.

    I, II e III.

      e.

    Somente I.

1 pontos   

PERGUNTA 10

  1. Muitas empresas passaram a investir em ações de responsabilidade social para ajudar as pessoas e garantir uma boa imagem perante a sociedade, muito se noticiava a respeito das companhias que atuam com responsabilidade social. Neste contexto, tratamos de Economia Verde. Sua melhor definição é:

      a.

    A economia verde tem três atributos principais: baixa emissão de carbono, preservação dos mananciais de recursos e busca pela inclusão social.

      b.

    Economia verde se trata da apresentação do desenvolvimento sustentável de uma forma que apenas vise melhorar a imagem empresarial, sem preocupação com as reais atividades e atitudes que poderiam suscitar uma prática efetiva de sustentabilidade.

      c.

    O objetivo da economia verde é que seja escolhida a melhor proposta para a administração, buscando manter o princípio constitucional da isonomia, que garante oportunidades iguais para todos os interessados, e ainda contar com o maior número possível de concorrentes.

      d.

    É uma economia que resulta em melhoria do bem‑estar da humanidade e igualdade social, ao mesmo tempo em que reduz significativamente riscos ambientais e escassez ecológica.

      e.

    Atuar com propostas de redução da população em áreas críticas, visando assim o equilíbrio da região.

1 pontos   

💡 1 Resposta

User badge image

Rodrigo Vilela

conseguiu as respostas ?? preciso tbem 

1
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais