Buscar

como imterpor hebes data?

💡 3 Respostas

User badge image

BRUNO JORGE

Pode ser impetrado por qualquer pessoa , na qual deve ter um modelo protocolando no TJ
0
Dislike0
User badge image

Benilton Junior

Na justiça
0
Dislike0
User badge image

Júnior Oliveira

A Lei nº 9.507/97 trata do procedimento do habeas data e traz similaridades do mandado de segurança, como a necessidade de prova pré-constituída e a celeridade na tramitação dos processos.

Artigo 8º, parágrafo único, da Lei nº 9.507/1997:

A petição inicial, que deverá preencher os requisitos dos arts.282 a 285 do Código de Processo Civil, será apresentada em duas vias, e os documentos que instruírem a primeira serão reproduzidos por cópia na segunda.

Parágrafo único. A petição inicial deverá ser instruída com prova:

I - da recusa ao acesso às informações ou do decurso de mais de dez dias sem decisão;

II - da recusa em fazer-se a retificação ou do decurso de mais de quinze dias, sem decisão; ou

III - da recusa em fazer-se a anotação a que se refere o § 2° do art. 4° ou do decurso de mais de quinze dias sem decisão.

Inicialmente, o impetrante deve comprovar a impossibilidade de acesso ou retificação das informações ou transcurso de prazo sem justificativas pela autoridade, sob pena de extinção do processo.

O interessado deverá apresentar requerimento ao órgão ou entidade que contenha o registro ou banco de dados, para ter acesso aos seus dados pessoais ou retificá-los, sendo estabelecidos prazos curtos e peremptórios ao órgão ou entidade para dar resposta à solicitação. É o que dispõe a lei 9.507, conforme exposto abaixo:

Art. 2° O requerimento será apresentado ao órgão ou entidade depositária do registro ou banco de dados e será deferido ou indeferido no prazo de quarenta e oito horas.

Parágrafo único. A decisão será comunicada ao requerente em vinte e quatro horas.

Art. 3° Ao deferir o pedido, o depositário do registro ou do banco de dados marcará dia e hora para que o requerente tome conhecimento das informações

 

Caso o requerimento seja endereçado à entidade governamental, e a autoridade pelo registro ou banco de dados não se manifestar no prazo estabelecido nos artigos 2º a 4º da Lei de Habeas Data, além da possibilidade jurídica de ajuizar a ação, o impetrante poderá representar de forma administrativa o funcionário por sua desídia.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais