Buscar

Quais são os três principais Sistemas Geodésicos Brasileiros?

1. “Os Sistemas de referência descrevem as posições de um determinado objeto, pois identificam a posição de uma determinada feição sobre a superfície da Terra, através dos Sistemas Geodésicos de Referência, que estão associados a um tipo de superfície que mais se aproxima da forma terrestre (IBGE, apud ROQUE et al. 2006)”. Quais são os três principais Sistemas Geodésicos Brasileiros? a) WGS84, SIRGAS 2000, SAD 69. b) SAD 69, Córrego Alegre e WGS84 c) NSWC9Z2, Córrego Alegre e WGS84 d) SAD 69, SIRGAS 2000 e Córrego Alegre e) SIRGAS 2000, SAD 69 e NSWC9Z2.

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

No Brasil, o sistema geodésico foi estabelecido em 1940, e ficou conhecido como Sistema Geodésico Brasileiro (SGB).

Da década de 50 até a década de 70, foi adotado o sistema Córrego Alegre. Até hoje, é um sistema utilizado e de grande importância, pois ainda há no país, um grande número de documentos e coordenadas o referenciando.

O SAD-69 começou a entrar nos planos de utilização em 1969, durante um comitê em Washington.

O SIRGAS foi implementado em 1995, porém só nos anos 2000 que o sistema foi, de fato, creditado como um sistema capaz de atender os padrões atuais de posicionamento.

Com isso, os três principais Sistemas Geodésicos brasileiros são o Córrego Alegre, South American Datum 1969 (SAD-69) e Sistema de Referências Geocêntrico para as Américas (SIRGAS 2000), e a alternativa correta, é a alternativa d.

2
Dislike0
User badge image

Heloisa Batista De Farias

LETRA d) SAD 69, SIRGAS 2000 e Córrego Alegre 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais