Buscar

Questões AO2 Sistema de saneamento ambiental

1 - O projeto de sistemas de adução de água é um tópico importante de estudo para o apropriado transporte do fluido, de acordo com a natureza da água e do sistema. Com base no exposto, assinale a alternativa INCORRETA:

Os reservatórios de água tratada podem ser classificados quanto a sua localização na rede de distribuição e quanto a sua geometria.

Um sistema de conduto forçado mantém a pressão interna maior que a pressão atmosférica.

A presença de bombas, tubulações, condutos forçados e acessórios caracterizam um sistema de adução por recalque.

Quando o ponto de entrada da adução se encontra em uma altitude maior que o ponto de saída, é obrigatório utilizar um sistema de adução por recalque.

 

2 - Os microrganismos em ordem crescente de resistência à desinfecção, são: bactérias, vírus, protozoários e helmintos. Estes últimos são praticamente imunes à desinfecção. Uma das principais formas de tratamento da água é dada por processos químicos. Sobre os principais produtos oxidantes empregados no tratamento da água, assinale a alternativa INCORRETA:

Permanganato.

Mercúrio.

Ozônio (O3).

Cloro.

 

3 - A definição do manancial é, possivelmente, a deliberação mais relevante no processo de Produção de Água Tratada, pois o manancial, ou mananciais responsáveis pelo fornecimento de água, irão definir todas as fases posteriores do ciclo de produção de água tratada. De modo geral, são 6 os critérios de prioridade que precisam ser seguidos para escolher e definir um manancial. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os dois critérios mais relevantes para selecionar um manancial:

1º - Mananciais que exigem tratamento completo convencional: coagulação, floculação, decantação, filtração e desinfecção 2º - Mananciais com baixos teores de contaminação (se houver) que exigem apenas desinfecção, provocando redução nos custos de tratamento.

1º - Realizar análises de componentes orgânicos, inorgânicos e bacteriológicos das águas do manancial para a verificação e classificação das águas perante a legislação vigente. 2º - A vazão mínima do manancial deve ser suficiente para atender a comunidade que fará uso desta água por um determinado período de anos.

1º - Mananciais que dispensam qualquer tipo de tratamento (se houver), devido à redução de custos provocada pela não instalação e não construção de estações de tratamento. 2º - A vazão mínima do manancial deve ser suficiente para atender a comunidade que fará uso desta água por um determinado período de anos.

1º - Realizar análises de componentes orgânicos, inorgânicos e bacteriológicos das águas do manancial para a verificação e classificação das águas perante a legislação vigente. 2º - Mananciais que dispensam qualquer tipo de tratamento (se houver), devido à redução de custos provocada pela não instalação e não construção de estações de tratamento.

 

4 - A adução faz parte dos sistemas responsáveis pelo transporte de água tratada sem que nesse trajeto a água seja distribuída para consumo. Com base no exposto, assinale a alternativa INCORRETA:

Em uma adutora de água em canal aberto a pressão da superfície do líquido é maior do que a pressão atmosférica.

A presença de bombas, tubulações, condutos forçados e acessórios caracterizam um sistema de adução por recalque.

As estações elevatórias de água têm o objetivo de conferir maior energia potencial às águas, permitindo o seu transporte até as residências e consumidores.

Sistemas de adução mistos são aqueles que movimentam a água por ação da gravidade e por ação de instalações de recalque.

 

5 - Os compostos à base de cloro são muito empregados no processo de tratamento da água potável a ser consumida, principalmente no Brasil. De modo geral, o composto clorado atua na atividade enzimática do microrganismo, o que compromete seu metabolismo. Com relação aos diversos tipos de compostos clorados empregados no tratamento de água, assinale a alternativa INCORRETA:

O gás cloro apresenta alta reatividade e toxicidade, gerando severos danos à saúde humana, em casos de vazamento.

O cloro usado como desinfetante na forma de hipoclorito de sódio possui alta concentração de cloro, e é chamada comercialmente de água sanitária.

O cloro (Cl2) é um elemento químico que está no estado gasoso à temperatura ambiente (20 °C) e pressão ambiente (1 atm).

A água sanitária usada nos domicílios para limpeza é um composto clorado.

 

6 - Para o melhor gerenciamento das questões de Saneamento Ambiental, torna-se fundamental conhecer os ciclos dos nutrientes na natureza. Sobre o ciclo do carbono, analise as sentenças a seguir:

I- O carbono pode ser encontrado na atmosfera na forma de dióxido de carbono, um gás de efeito estufa.
II- O dióxido de carbono contribui para a acidificação dos oceanos. Este fenômeno pode fazer com que corais e moluscos não consigam formar estruturas necessárias para sua sobrevivência.
III- O carbono é liberado em forma de dióxido de carbono na fotossíntese e consumido na respiração.
IV- O carbono pode ser transformado em combustíveis fósseis após um processo de sedimentação de biomassa durante algumas dezenas de anos.

Assinale a alternativa CORRETA:

As sentenças I e III estão corretas.

As sentenças II e IV estão corretas.

Somente a sentença I está correta.

As sentenças I e II estão corretas.

 

7 - Para projetar corretamente um sistema de tratamento de água, é fundamental conhecer o tamanho das partículas contaminantes presentes no meio. Há partículas do maior ao menor tamanho. Sobre o exposto, ordene os itens a seguir:

I- Coloides.
II- Íons.
III- Bactérias.
IV- Sólidos suspensos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos tipos de partículas do maior ao menor tamanho:

IV - II - I - III.

IV - I - III - II.

IV - III - I - II.

III - IV - II - I.

 

8 - As atividades antrópicas afetam os ciclos naturais dos nutrientes, podendo ocasionar problemas de saneamento ambiental. Sobre os ciclos de nutrientes, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

( ) A retirada de cobertura verde provoca fenômenos como a erosão e o assoreamento, diminuindo o arrasto de nutrientes, afetando negativamente as águas superficiais.
( ) O nitrogênio na forma de nitritos e amônia pode ser prejudicial para organismos aquáticos, como peixes. Sem embargo, é um constituinte essencial das proteínas e DNA.
( ) A chuva ácida ocorre pela presença de ácido sulfúrico no meio, que se forma pela oxidação do ácido sulfídrico na presença de água na atmosfera. O ácido sulfídrico é um gás tipicamente conhecido pelo seu cheiro de ovo podre.
( ) O fósforo pode ser considerado tanto um poluente, pois é descartado na natureza na forma de fertilizantes, detergentes e pesticidas, como pode ser considerado essencial para a vida, pois constitui o adenosina difosfato e adenosina trifosfato, que armazenam energia em processos de respiração e fotossíntese.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

V - F - V - V.

F - V - F - V.

F - F - V - F.

V - V - F - V.

 

9 - O processo de geração de água tratada e pronta para o consumo a partir de água bruta é chamado de ciclo de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Sobre as etapas deste ciclo de abastecimento e a etapa de reservação de água, assinale a alternativa CORRETA:

A capacidade de reservação de um sistema de distribuição de água tratada deve ser igual ou maior que 150% do volume de água consumida no dia de maior consumo.

Adução de água - este sistema tem a finalidade de manter a pressão do fluido na rede de distribuição em valores constantes.

Um dos objetivos do processo de reservação de água é manter a pressão de água na distribuição por canal aberto dentro de valores adequados.

A reservação de água tratada garante a continuidade do abastecimento em casos de interrupções no sistema de tratamento da água bruta.

 

10 - Para projetar um sistema de abastecimento de água potável, é fundamental realizar uma correta determinação das vazões de projeto. Sobre os aspectos a serem considerados na determinação das vazões de projeto, analise as sentenças a seguir:

I- As variações de consumo de uma cidade ou comunidade são consideradas, nos cálculos do projeto, na forma de coeficientes de dia de maior consumo (k1) e hora de maior consumo (k2).
II- A vazão de consumo específica considera apenas o consumo de água residencial, sendo o dado de partida para o dimensionamento da vazão de abastecimento do trecho que vai desde a captação de água até a estação de tratamento (ETA).
III- A vazão do trecho que comunica a ETA até os reservatórios de distribuição de água depende do coeficiente do dia de maior consumo (k1).
IV- A vazão do trecho que vai dos reservatórios de distribuição até as redes de distribuição depende do coeficiente da hora de maior consumo (k2).

Assinale a alternativa CORRETA:

As sentenças II, III e IV estão corretas.

As sentenças I, II e IV estão corretas.

As sentenças I, III e IV estão corretas.

As sentenças I, II e III estão corretas.

 

💡 4 Respostas

User badge image

Heverton Salvador

alguem responde 

0
Dislike0
User badge image

Julio Guber

não sei


0
Dislike0
User badge image

Junior Barbosa Rodrigues

eai alguem fez??

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais