Buscar

Quem foi Mary Douglas?

💡 2 Respostas

User badge image

Wesley Poli

Mary Douglas (Sanremo, 25 de Março de 1921 – Londres, 16 de Maio de 2007) é filha de Gilbert Tew, funcionário do serviço colonial Britânico e sua esposa Phyllis; o nome de solteira era Margaret Mary Tew. Passou a infância em Totnes, sul da Inglaterra.

A área de pesquisa é a de antropologia social. Foi considerada uma seguidora de Émile Durkheim e uma proponente da análise estruturalista, com um grande interesse por religião comparada.

Com 12 anos a mãe morreu e teve que ficar aos cuidados dos avós. Margaret e a irmã foram educadas no colégio católico "Sagrado Coração de Roehampton", distrito a sudoeste de Londres. Entre 1939 e 1943 estudou Filosofia, Ciências Políticas e Economia em Oxford onde foi aluna do antropólogo Evans-Pritchard que exerceu uma grande influência intelectual sobre ela.

Durante a Segunda Guerra trabalhou em um serviço colonial mas retornando a Oxford em 1947, terminou os estudos em 1949 realizando um trabalho antropológico com os Lele, uma tribo africana que vivia na época no Congo Belga. No inicio dos anos 50 se casou com James Douglas e tiveram três filhos. Durante 25 anos foi professora universitária do Colégio de Londres e depois lecionou nos Estados Unidos por mais 11 anos. Na obra aparecem os temas: análise de risco, economia, economia do consumo e bem-estar, comida e ritual. Muitos dos trabalhos foram tornados populares fora dos círculos antropológicos; o livro “Pureza e Perigo” se tornou célebre dentro da área.

Apos quatro anos de trabalho (1977-1981) como professora de Estudos Culturais no Instituto Russel Sage de Nova York; mudou para a Universidade Northwestern como professora de Humanidades, produzindo os vínculos entre Teologia e Antropologia. Nesta época, com ajuda do economista Baron Isherwood, publica "O mundo dos bens" que foi uma obra pioneira na antropologia econômica.

Em 2004 perde o marido; e em 16 de maio de 2007 falece em Londres aos 86 anos, por complicações associadas a um câncer.


0
Dislike0
User badge image

Inglês com Carol Rezende

Defensora das ideias de Émile Durkheim, Mary Douglas foi uma antropóloga britânica renomada do século XX. Ela contribuiu grandemente para os estudos da Antropologia, sendo uma das proponentes da análise estruturalista. Sua área de pesquisa foi a Antropologia Social, e a religião comparada despertava muito seu interesse. Mary Douglas abordou temas como meio ambiente, economia, Antigo testamento, estudo da sociedade de consumo e tribos sul-africanas como Lele.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais