Buscar

A respeito dos Regimes da Previdência Social, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).

A Constituição Federal de 1988,, ao tratar da Seguridade Social, especialmente no que tange à Previdência, dividiu os regimes em três, tratando do regime próprio no artigo 40, do regime geral, no 201, e ainda, do regime complementar, no artigo 202.
 
BRASIL. Constituição (1988,). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, . Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 4 ago. 2019.
 
A respeito dos Regimes da Previdência Social, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
I. ( ) Será inserido no Regime Próprio de Previdência Social o empregado público que for aprovado mediante concurso público de provas e títulos.
II. ( ) Serão inseridos no Regime Próprio de Previdência Social as pessoas que sejam ocupantes de cargos públicos de livre nomeação e exoneração.
III. ( ) No caso dos Regimes Próprios destinados aos servidores públicos, existem requisitos e critérios exclusivos, não podendo ser aplicadas as regras do Regime Geral de Previdência Social em nenhuma situação.
IV. ( ) Ao Regime Próprio de Previdência Social serão vinculados, compulsoriamente, os servidores públicos civil, sendo-lhes, porém, facultada a adesão espontânea ao Regime Geral de Previdência Social, na qualidade de facultativo.
 
Assinale a alternativa que indica a sequência correta:

   

F, V, F, V.

   

V, V, F, F.

   

F, F, F, F.

   

V, V, F, V.

   

V, V, V, V.

💡 13 Respostas

User badge image

Andre Smaira

V, V, F, F As afirmativas 1 e 2 estão são verdadeiras e as afirmativas 3 e 4 são falsas. O Sistema é destinado as todos os trabalhadores que trabalham com remuneração, porém, há diferença nas regras para os servidores públicos e para os outros trabalhadores. Os servidores públicos são inseridos no Regime próprio de Previdência Social que são assegurados pelos Estados, Municípios, União e DF, estão previstas na Lei 9.717/98 . Os servidores públicos que não são filiados e os demais trabalhadores são inseridos no Regime Geral de Previdência Social que é gerido pela autarquia federal INSS, as leis foram aprovadas pelo Decreto 3048/99.
2
Dislike0
User badge image

Amanda Nogueira

F,F,F,F
2
Dislike0
User badge image

Guilherme Carvalho

Assinale a alternativa que indica a sequência correta:Resposta Selecionada: V, V, F, F.

Resposta Correta: F, F, F, F.

Feedback da resposta:Sua resposta está incorreta. A alternativa está incorreta, pois, todas as afirmativas são falsas. O empregado público é regido pela CLT e será inserido no Regime Geral. Os cargos de livre nomeação e exoneração, igualmente, estão inseridos no Regime Geral (art. 40, § 13 da CF). As regras do Regime Geral podem ser aplicadas aos regimes próprios, quando couber (art. 40, § 12 da CF). Aos servidores públicos é vedada a filiação ao regime geral na qualidade de facultativo (art. 201, § 5º, CF).

BRASIL. Constituição (1988,). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988,. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 4 ago. 2019.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais