Buscar

De acordo com dermeval saviani, as teorias liberais da educação partem do principio que a prática pedagógica é ?

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Dermeval Saviani é um importante pesquisador e educador que procura pensar nos processos educacionais existentes, suas concepções e origens e, assim, por meio de uma análise dessas vertentes, explora e desenvolve qual seria um modelo mais adequado frente às nossas características humanas e sociais.

Para Saviani a educação é dominada pelas teorias liberais que são pautadas na ideia do professor como centro do processo educativo que se coloca verticalmente como transmissor de conhecimento aos seus alunos. Esta concepção, segundo Saviani, parte do princípio que entende a prática pedagógica como uma fonte de manutenção social que preparar os alunos para manter a ordem estabelecida.

2
Dislike0
User badge image

Gabriela Soares

Dermeval Saviani defende que uma das funções da escola é possibilitar o acesso aos conhecimentos previamente produzidos e sistematizados. O problema é o caráter mecânico dessa transmissão, isto é, o fato dela ser feita desligada das razões que a justificam e sem que os professores disponham de critérios para discernir entre aqueles conhecimentos que precisam ser transmitidos e aqueles que não precisam. Segundo Saviani, isso abre espaço para sobrecarregar os currículos com conteúdos irrelevantes ou cuja relevância não é alcançada pelos professores, o que os impede de motivar os alunos a se empenhar na sua aprendizagem.
1
Dislike0
User badge image

Nailza Mascarenhas

Dermeval Saviani em seu livro Escola e Democracia classifica as teorias pedagógicas em dois grandes grupos: Teorias não críticas, que consideram que a educação por si só é capaz de reduzir as desigualdades sociais: A Pedagogia Tradicional, a Escola Nova e a Pedagogia Tecnicista. Em outro polo ele agrupa as teorias segundo as quais a educação reproduz as condições desiguais, ou teorias crítico-reprodutivistas: Teoria da escola como violência simbólica, Teoria da escola como aparelho ideológico de Estado e Teoria dualista da escola. Saviani, através da Pedagogia Histórico-Crítica se propõe a superar esta dicotomia, apontando a necessidade de construção de uma escola e uma prática pedagógica que permitam superar as desigualdades próprias do capitalismo. Fonte: SAVIANI, D. Escola e Democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre a educação política. 41ª ed. Campinas: Autores Associados, 2009.

 

Considere agora o seguinte trecho do livro texto:

 

“De forma ampla, a sociedade contemporânea busca, nos diferentes processos educativos, a reprodução das relações sociais, o que significa que a classe dominante busca na escola a possibilidade de reprodução das necessidades impostas pela industrialização e sua estrutura econômica.” (EAD-BR. Peterle, T.G.S. O pedagogo e a função social da escola. CAPÍTULO 3 - Qual a representação do aluno e do professor no contexto social contemporâneo? p. 25)

 

Este trecho pode ser relacionado à(s) teoria(s):

 

Pedagogia histórico-crítica, apenas.Teorias não críticas, apenas.

 Teoria crítico-reprodutivista e Pedagogia histórico-crítica.Teorias crítico-reprodutivistas e Teorias não críticas.Teoria crítico-reprodutivista, apenas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais