Buscar

Quais são as diferentes propostas sobre as relações entre Estado e sociedade civil pelo anarquismo, socialismo e marxismo ?

💡 2 Respostas

User badge image

Priscila Silva

Anarquismo e Marxismo são duas filosofias políticas que emergiram no século XIX. Mesmo que tanto o Anarquismo quanto o Marxismo sejam movimentos complexos movidos por conflitos internos, como movimentos ideológicos seu principal ponto de atenção tem sido na libertação dos humanos alcançada através da ação política. Similarmente, ambos têm estado muito interessados em abolir as desigualdades sociais presentes nas sociedades como resultado das relações salariais (que Marx atacará pelo conceito da mais-valia) e da Revolução Industrial. Em suas formas mais socialmente significativas, ambos os movimentos têm uma abordagem revolucionária com foco na classe trabalhadora como agente da revolução. Como movimentos trabalhistas, o Marxismo e o Anarquismo têm sido tanto grupos aliados quanto opostos. Em revoluções particulares houve conflitos armados significativos entre grupos marxistas e anarquistas.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O Anarquismo é uma doutrina política que defende a abolição do Estado, ou seja, o órgão opressor da sociedade Capitalista e do Socialismo transitório para o Comunismo, onde idealiza-se um mundo em que os indivíduos trabalham em simples coletividade e mutualidade com o resto dos indivíduos sem precisar pensar em dinheiro, classes sociais, e políticos.

Os anarquistas acreditam que o Estado é inerentemente um instrumento de dominação e repressão, não importa quem esteja no controle dele. Os anarquistas observam que o estado possui o monopólio do uso legal da violência.

Por sua vez, o Socialismo juntamente com o Capitalismo consistem em um dos principais sistemas político-econômicos. Suas principais características são:


  • Grande intervenção na economia, o que causa falta de liberdade;
  • Definição do salário por conta do governo;
  • Definição dos preços pelo governo;
  • Investimento nos setores da economia apenas pelo Estado;
  • Geralmente, baixos níveis de desigualdade social;
  • Meios de produção são propriedade do governo;
  • Socialização da renda da produção; e
  • Saúde e educação são públicos.

Por fim, o Marxismo, que trata-se de um conjunto de ideias filosóficas e sociológicas desenvolvidas por Karl Marx e Friedrich Engels no século XVIII, refletia sobre as relações humanas e criaram o chamado socialismo científico. Os marxistas defendiam que é preciso associar o pensamento à prática revolucionário, juntando conceito a práxis para transformar o mundo.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais