Buscar

GRA0225 QUÍMICA GERAL PNA (ON) - 201920.1993.01

Em 1836, John Frederic Daniell criou um tipo de pilha usando zinco e cobre metálicos e soluções de sulfato de cobre e de zinco. Esta pilha foi rapidamente incorporada pelos Ingleses e Americanos em seus sistemas telegráficos. A Pilha de Daniell, como é conhecida, é um experimento clássico e fácil de se realizar, e que ilustra com propriedade os fenômenos elétricos de uma reação de oxirredução com formação de íons. A pilha de Daniell é construída usando-se um eletrodo de zinco metálico, que é embebido numa solução de sulfato de zinco, e um eletrodo de cobre metálico, que é então embebido numa solução de sulfato cúprico. As duas soluções são postas em contato através de uma superfície porosa, de modo que não se misturem, mas íons possam atravessá-la. Alternativamente, uma ponte salina, que pode ser um tubo contendo em seu interior uma solução salina, tipo NaCl, fechado por material poroso, interligando as soluções de sulfato cúprico e de zinco. A equação química global da pilha de Daniell pode ser descrita por:
 
Zn (s) + Cu +2 (aq)  à Zn +2 (aq) + composto 1
 
O composto 1 refere-se ao:

a  

Cu+4(aq)

b-  

Zn(s)

c  

Zn+1

d  

Cu(s)

e  

Cu(aq)

💡 2 Respostas

User badge image

Nice M.

Zn oxida Zn0 -> Zn2+
Cu reduz Cu2+ -> Cu0

Zn0+ Cu2+ -> Zn2+ + Cu0
letra d

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A equação acima representa o resultado do experimento da pilha de Daniell, onde ocorre a dissolução de átomos de zinco para sua forma iônica, correspondendo ao depósito de íons de cobre em sua forma metálica.

Os elétrons que são fornecidos pelo zinco passam pelo fio de interligação e dessa forma, fornecem corrente para o dispositivo que está ligado a ele. Se não houvesse um contato entre as duas soluções, por meio do vaso que é poroso ou da ponte salina, os elétrons passariam de forma rápida para o cobre, já que ele tende a receber elétrons do zinco e, dessa maneira, ao se concentrarem na placa de cobre, as forças de repulsão provocariam uma interrupção no fluxo de elétrons.

Dessa forma, a alternativa correta é a D.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais