Buscar

Diferente do dolo necessário da negligência consciente?

💡 2 Respostas

User badge image

Luciana Schivith

Mais conhecido como do de segundo grau, e aquele para o agente alcançar o resultado pretendia, realiza outro não diretamente visado.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Primeiramente, temos que existem dois tipo de dolos, que é o direto e indireto. Logo, observamos que no direto, acontece quando o agente realiza alguma ação com a intenção de chegar a um resultado ilícito, sendo esse o tipo de delito que mais acontece, e muitos crimes só existem nessa modalidade, como roubo ou estupro, por exemplo.

Já no indireto, possui duas formas, em que, no dolo eventual, apesar de o agente não querer um resultado doloso, prevê que ele possa acontecer e aceita essa possibilidade; no dolo alternativo, o agente prevê o resultado, e aceita um ou outro dos resultados possíveis.

Por fim, temos que, na negligência consciente, o agente representou como possível o resultado ocorrido, mas confiou, não devendo confiar, que ele não se verificaria, na negligência inconsciente o agente infringe o dever de cuidado imposto pelas circunstâncias, não pensando sequer na possibilidade do preenchimento do tipo pela sua conduta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais