A atividade agrícola pode ser classificada conforme o tipo de cultura, podendo ser uma cultura temporária ou cultura permanente.

2. Pela Lei 8171/91, no artigo 2º, inciso I, a “atividade agrícola compreende processos físicos, químicos e biológicos, onde os recursos naturais envolvidos devem ser utilizados e gerenciados, subordinando-se às normas e princípios de interesse público, de forma que seja cumprida a função social e econômica da propriedade” (BRASIL, 1991). Na definição dada pelo pronunciamento técnico CPC 29 – Ativo biológico e produto agrícola, a atividade agrícola pode ser entendida como o “gerenciamento da transformação biológica e da colheita de ativos biológicos para venda ou para conversão em produtos agrícolas ou em ativos biológicos adicionais, pela entidade”.

A atividade agrícola pode ser classificada conforme o tipo de cultura, podendo ser uma cultura temporária ou cultura permanente. Acerca desses tipos de culturas existentes, assinale a alternativa CORRETA.

a) Cultura permanente requer replantio após a colheita, porque sempre que se tira do solo o ativo biológico vivo, ele tem tempo certo para ser plantado novamente, para ser utilizado o CPC 27 – Ativo Biológico.

b) Cultura permanente não requer replantio, porque, ao ser colhido, o produto agrícola vai direto para o estoque e isso é o que define ter ou não o replantio na cultura permanente e a divulgação pelo CPC 16 – Estoques.

c) Cultura temporária requer o replantio após a colheita, porque, uma vez colhido, o produto agrícola vai direto para o estoque e isso define ter replantio imediato e a utilização do CPC16 – Estoques.

d) Cultura temporária não requer replantio após a colheita e, uma vez colhido, o produto agrícola vai direto para o estoque e passa a ser regido pelas normas do CPC 16 – Estoques.

e) Cultura temporária requer replantio após a colheita, tem ciclo de curta duração e o produto agrícola, ao ser colhido, passa a ser mensurado e divulgado conforme as normas do CPC 16 – Estoques.

Disciplina:Contabilidade Aplicada ao Agronegócio1.519 materiais