Buscar

Segundo o tipo de sinalização define : endócrina,autocrina ,paracrina ?

💡 4 Respostas

User badge image

jaime souza

Isso ai
1
Dislike0
User badge image

Leticia silva

Sinalização parácrina: é um exemplo de sinalização que atua em curtas distâncias, alcançando as células-alvo pelo processo de difusão. Nesse caso, as moléculas atuam em células vizinhas à célula sinalizadora.

Sinalização autócrina: destaca-se pelo fato de a molécula sinalizadora atuar na própria célula, ou seja, a célula-alvo é a célula secretora.

Sinalização endócrina: nessa sinalização, as moléculas sinalizadoras (hormônios) são secretadas e, pela corrente sanguínea, chegam até sua célula-alvo.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Pode parecer estranho um ser vivo formado por bilhões de células manter um metabolismo de forma tão eficiente como normalmente ocorre. Essa eficiência ocorre graças à sinalização celular.

Existem vários tipos de sinalização, onde a endócrina, a autócrina e a parácrina são algumas das mais conhecidas. Na endócrina, temos o caso da comunicação lenta de longo alcance, onde as moléculas sinalizadoras utilizam a corrente sanguínea para chegar às células receptoras do sinal. Já no caso da autócrina, as moléculas que emitem os sinais são alvos das próprias substâncias sinalizadoras. E, na parácrina, as moléculas sinalizadoras conseguem atingir somente as células próximas da célula que emitiu o sinal, ou seja, é uma comunicação local.

Portanto, as sinalizações endócrina, autócrina e parácrina diferenciam-se por ser uma comunicação de longo alcance pelo sangue, uma comunicação para si própria e uma comunicação de curto alcance, respectivamente.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais