Buscar

Diferencie cromossomo alossomicos de autossômicos?

💡 2 Respostas

User badge image

Alessandra Moura

Os cromossomos autossômicos são todos os cromossomos que não possuem características sexuais. Em humanos, eles vão do cromossomo 1 a 22. Eles carregam genes que determinam as características somáticas, são pares homólogos, que transferem informações genêticas dos pais.

Um alossomo, é um cromossomo sexual, que difere do resto dos cromossomos (autossomos) em sua forma, tamanho e comportamento.

Nas espécies em que o sexo é determinado pelo sistema XX-XY, como é o caso de todos os mamíferos, incluindo o homem, a presença dos alossomos XX determina o sexo feminino, enquanto o XY é para o sexo masculino.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

As células são as unidades formadoras dos seres vivos que protegem, dentre outras estruturas, o material genético do ser.

Esse material fica disposto no interior do núcleo organizado na forma de cromossomos, que são sequências de DNA associadas com elementos proteicos formando estruturas compactas no momento da divisão celular. Os cromossomos costumam ser classificados em dois tipos, quanto à sua função. Os mais numerosos são os autossômicos que determinam as características gerais do ser como cor da pele e dos olhos. O outro tipo é chamado de alossômico e está relacionado com o sexo.

Portanto, cromossomos alossômicos são os que determinam o sexo, enquanto os autossômicos determinam as características gerais dos seres vivos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais