Buscar

A ideia de democracia racial no Brasil é atribuída, equivocadamente, por alguns analistas sociais, a que pensador brasileiro?

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Primeiramente, temos que a democracia racial é considerada um termo usado por algumas pessoas para descrever relações raciais no Brasil. Dessa maneira, observamos que o termo denota a crença de alguns estudiosos que o Brasil escapou do racismo e da discriminação racial, sendo assim, vários estudiosos afirmam que os brasileiros não vêem uns aos outros através da lente da raça e não abrigam o preconceito racial em relação um ao outro.

Por conseguinte, observamos que João Batista de Lacerda, diretor do Museu Nacional, e único latino-americano a apresentar um relatório no I Congresso Universal de Raças, em Londres, no ano de 1911, chegou a afirmar que: no Brasil já se viram filhos de mestiços apresentarem, na terceira geração, todos os caracteres físicos da raça branca[...], em que foi uma tentativa de trabalhar com a questão da democracia racial.

Contudo, o termo democracia racial é atribuído a Gilberto Freyre, em seu livro Casa Grande & Senzala.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais