Buscar

A respeito da eficácia social das normas jurídicas, pode-se afirmar que as normas mais eficazes são

💡 3 Respostas

User badge image

theo garro

 

O conceito de eficácia pode ter dois sentidos. O primeiro, estudado pela Teoria do Direito, é a eficácia como aplicabilidade e obediência à norma, ou seja, analisa-se se as normas jurídicas estão sendo efetivamente aplicadas e obedecidas para se dizer que o direito é eficaz.

Para a Sociologia Jurídica, no entanto, importa o estudo da eficácia metajurídica, ou seja, a faculdade que as normas têm de provocar efeitos substanciais (e não somente formais), efeitos para os quais elas haviam sido editadas. Em outras palavras, analisam-se as consequências da norma jurídica e sua adequação aos fins a que elas objetivam.

Podemos diferenciar também os conceitos de eficácia social e eficácia jurídica. A eficácia jurídica é um conceito formal, segundo o qual uma norma emanada de acordo com o ordenamento jurídico se torna eficaz juridicamente, podendo ser exigida e tornar-se obrigatória. Já a eficácia social existirá quando as pessoas sujeitas àquela norma de fato a aceitam e obedecem. Assim, uma norma pode ter eficácia jurídica, mas não eficácia social – como ocorre com diversas “leis que não pegam” no país.

Nas palavras de Michel Temer na obra Elementos de Direito Constitucional “eficácia social se verifica na hipótese de a norma vigente, isto é, com potencialidade para regular determinadas relações, ser efetivamente aplicada a casos concretos. Eficácia jurídica, por sua vez, significa que a norma está apta a produzir efeitos na ocorrência de relações concretas; mas já produz efeitos jurídicos na medida em que a sua simples edição resulta na revogação de todas as normas anteriores que com ela conflitam

2
Dislike0
User badge image

Márcia Barbosa

Sobre a eficácia das normas jurídicas, ela pode ser analisada sob duas perspectivas: eficácia social, eficácia técnica e eficácia juridica.

Eficácia técnica resumi-se na qualidade que a norma ostenta para descrever fatos que, ocorridos, tenham  a aptidão de irradiar efeitos, já removidos os obstáculos materiais ou as impossibilidades sintáticas.

Eficácia jurídica é característica dos fatos jurídicos de desencadearem as conseqüências que o ordenamento prevê.

Eficácia social é a produção concreta dos resultados na ordem dos fatos sociais.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Acerca das eficácias do direito, ela vai apresentar sua condução de acordo com as normas jurídicas, ou seja, um conjunto de normas a qual elas serão aplicadas e por consequência serem obedecidas. Desse modo, pode-se dizer que o Direito se falando de modo geral terá sua eficácia atingida que se alcançar o que se foi esperado, o que teve sua aplicação e por seguinte foi obedecido por uma determinada sociedade.

Em relação as normas jurídicas, ela vai se conceituar de modo formal, onde uma norma será dada a ser determinada por uma ordem de um juiz, na qual o irá tornar sua eficácia de natureza jurídica, sendo ela de forma a ser exigida ou que se torne algo obrigatório. De modo geral, ela vai ordenar a natureza jurídica compondo de forma sistemática, com características coercitivas e imperativas.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais