Buscar

Qual é o teste utilizado para avaliar a existência de Luxação Congênita do Quadril?

💡 3 Respostas

User badge image

Luiz Gustavo Almeida

Teste Ortolani
0
Dislike0
User badge image

Maycon Rodrigues

teste ortolani
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A articulação do quadril é constituída pela cabeça do fêmur e a cavidade do acetábulo. A Luxação Congênita do Quadril (LCQ) caracteriza-se pela perda de contato da cabeça do fêmur com o acetábulo durante o nascimento. É a malformação congênita mais comum em Ortopedia.

Pode estar ligada a diversos fatores como problemas no posicionamento intra-uterino e problemas genéticos de displasia ou frouxidão ligamentar.

Em recém-nascidos e em bebês, o diagnóstico da LCQ pode ser feito através de dois testes: as manobras de Ortolani e de Barlow.

A manobra de Barlow consiste na abdução do quadril, possibilitando um deslocamento femural, seguido por um estalido (“clique”). Se o quadril é deslocável, o teste é considerado positivo, e a manobra de Ortolani deve ser realizada para confirmar o resultado.

A manobra de Ortolani consiste na flexão e abdução em ambos os lados do quadril, e na percepção ou não, pelo examinador, do estalido, que corresponde ao encaixe da cabeça do fêmur com o acetábulo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais