Buscar

cloreto de sódio é isolante no estado solido . entretanto no estado liquido ele é um bom condutor por que ?

💡 2 Respostas

User badge image

Graciete Santos

Queria saber tbm
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Uma das propriedades mais importantes dos materiais é a condutividade elétrica. Esta propriedade expressa, de forma quantitativa, a facilidade ou a dificuldade que o material oferece à condução de corrente elétrica. Assim, quanto maior for a condutividade elétrica de um material, maior será a facilidade encontrada pela corrente elétrica.

A partir desta propriedade, podemos classificar os materiais em dois grandes grupos: isolantes e condutores. Nesse contexto, os isolantes são os materiais que apresentam baixa condutividade elétrica e cujos principais exemplos são o vidro, a borracha, a cerâmica e o plástico. Em contrapartida, os condutores são os materiais que apresentam alta condutividade elétrica elevada. Como exemplo, nesse grupo encontram-se os materiais metálicos, a água, o ar, o solo e o corpo humano.

Em especial, o cloreto de sódio em estado sólido trata-se de uma substãncia que possui um arranjo cristalino e, consequentemente, não possui elétrons livres, não conduzindo corrente elétrica. Todavia, no estado líquido o cloreto de sódio se dissocia em \({Na}^+\) e \({Cl}^-\) que, por sua vez, possuem elétrons livres e conduzem corrente elétrica.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais