Buscar

Quais as características quimicas da água do mar?

💡 3 Respostas

User badge image

Marina Castilho

A água é composta por dois elementos químicos: o hidrogênio e o oxigênio. Para formar uma molécula dessa substância são necessários dois átomos de hidrogênio e apenas um de oxigênio, que se ligam por ligação covalente (H-O-H).
1
Dislike0
User badge image

samillah rakel

A agua do mar tem salinidade próxima de 35 ( 3,5% em massa, se considerarmos apenas os sais dissolvidos, mais a salinidade não tem unidades) cada litro de agua há 35 gramas de sais dissolvidos, cuja maior parte e o cloreto de sódio ( NaCI ).
1
Dislike0
User badge image

Manu Oliveira S2

Na oceanografia química a água do mar é considerada como uma substância na qual estão presentes diversos tipos de sólidos e gases, nas formas dissolvidas ou particuladas, constituída por solvente (água) e por soluto (sais). Você consegue responder a seguinte pergunta: Por que a água do mar é salgada? De onde vêm estes sais? Bem, a água dos oceanos é salgada porque contém sais dissolvidos (com concentrações entre cerca de 33 e 37 g por cada quilograma de água do mar) que têm várias origens: (1) as rochas da crosta vão-se desgastando por erosão e há uma parte dissolvida desse material que é transportada para o oceano pelos rios. (2) as erupções vulcânicas libertam substâncias voláteis (tais como dióxido de carbono, cloro e sulfato) para a atmosfera, uma parte das quais é transportada por precipitação diretamente para o oceano ou indiretamente por meio dos rios. As erupções vulcânicas submarinas contribuem fortemente para os íons no oceano.

Os elementos químicos presentes na água do mar podem ser classificados quanto ao tamanho em: (a) material particulado com tamanho maior do que 0,45 µm (micrômetro), de origem orgânica (restos de tecidos vegetais ou animais) ou inorgânica (detritos e fragmentos de minerais em suspensão); (b) material dissolvido com tamanho inferior a 0,45 µm, de origem orgânica (macromoléculas como proteínas, carboidratos) ou inorgânica (sais e nutrientes). Esta separação entre material particulado e dissolvido é realizado através de processo de filtragem com membrana de 0,45 µm. Do total de material orgânico na água marinha, cerca de 89% está na fração dissolvida, 9% está na forma de partículas detríticas e 2% são organismos vivos. 

O material particulado em suspenção, com tamanho maior do que 0,45 µm, tem grande importância no ambiente marinho, pois é fonte de alimento para peixes e organismos planctônicos, carregam metais pesados (adsorvidos) além de interferirem na turbidez da água e portanto no processo de fotossíntese. O material particulado é composto principalmente por detritos. A maior fonte de material particulado são os rios (80%), portanto as regiões costeiras apresentam grandes concentrações em material particulado. As concentrações na água são bastante variáveis no espaço e no tempo, as águas oceânicas profundas são pobres em material em suspensão, variando em média em torno de 50 µg/l, já as águas costeiras e principalmente as estuarinas são bem mais enriquecidas. 

Os compostos dissolvidos na água do mar são classificados em função da sua quantidade relativa nos seguintes grupos: 

Elementos maiores ou conservativos

Ocorrem em altas concentrações (maiores que um miligrama por quilo), estes elementos determinam a salinidade da água do mar e foram abordados anteriormente no tópico sobre salinidade. Estes elementos são denominados conservativos pois não sofrem alterações por processos biogeoquímicos, possuindo um elevado tempo de residência, ou seja, permanecem por longos períodos na água do mar. Para todos os ocea
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais