Buscar

av1 Biogeografia

1)

A deriva genética é um dos mecanismos microevolutivos da evolução humana se reúne aos outros mecanismos evolutivos como a seleção natural, migração e às mutações. Esse é um dos importantes mecanismos que aflora em populações pequenas e que pode ser definido como uma mudança nas frequências alélicas e, que por sinal, ocorre de maneira totalmente aleatória. Neste processo pode ocorrer a extinção de alguns alelos e também a fixação de outros.

 

Esse mecanismo atua, principalmente, em populações pequenas e pode ocorrer de duas maneiras: efeito gargalo e efeito fundador.

 

Relacione os itens que exemplifica cada um dos efeitos da deriva genética.

 

  1. I.Efeito fundador
  2. II.Efeito gargalo

 

 

( ) Acontece quando o tamanho da população reduz drasticamente em uma geração e muito indivíduos são eliminados, independentemente, de seus genótipos.

( ) Essa diminuição pode ocorrer através de eventos naturais como, secas, terremotos e etc.

( ) É o estabelecimento de uma nova população, quando essa população se descola para outra região e concebendo uma nova.

( ) A frequência alélica da nova população é diferente da original.

Relaciona os itens com as especificações e assinale a sequência correta:


Alternativas:

  • a)

    I, II, II e I.

  • b)

    II, I, II e I.

  • c)

    II, II, I e I.

    Alternativa assinalada

  • d)

    I, I, II e II.

  • e)

    I, II, I e II.

2)

A Macroevolução, evolução de grupos maiores, analisa a partir da escala de conjunto de genes independente. Ela tem como foco o estudo que ocorre no nível da espécie, ou acima, em contraste com a microevolução. Os padrões em macroevolução, apesar de serem difícil de se observar, estão presentes na história da vida, construída utilizando evidências disponíveis, como a geologia, os fósseis e os organismos vivos.

 

Sobre o processo de macroevolução analise as afirmativas:

 

  1. I. A macrevolução é um fator que pode ser melhor compreendido através da árvore filogenética.
  2. II. A arvores filogenética é constituída por quatros padrões: estase, mudanças de características, divergência de linhagem e extinção.

III. A estase, um dos padrões da arvore filogenética, é caracterizada quando uma espécie sofre poucas mudanças ao longo do tempo e apresenta pouca ramificação.

  1. IV. A extinção, é um dos padrões da árvore filogenética, e é categorizado como um processo frequente ou raros dentro de uma linhagem.

É correto o que se afirma em:


Alternativas:

  • a)

    Apenas as afirmativas I e III estão corretas.

  • b)

    Apenas as afirmativas II e III estão corretas.

  • c)

    Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.

  • d)

    Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.

  • e)

    As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.

    Alternativa assinalada

3)

A biogeografia compreende-se como o estudo da distribuição das espécies pelo planeta, no qual se tem contribuição pelo regime de especiação que é conduzido pelos mecanismos de mudança evolutiva, deriva genética, mutação, migração e a seleção natural. Neste caso, temos as forças naturais como influência na distribuição e criação de novas espécie pelo globo.

 

Acerca da temática aplicada no texto base, analise as asserções.

 

  1. I - A distribuição das espécies está ligada a vegetação encontrada em uma dada região.

PORQUE

  1. II - O homem apresenta-se como um grande influenciador na distribuição das espécies, tanto animais quantos vegetais, introduzido-as em regiões que não são de ocorrência natural.

Avalie as asserções e assinale a alternativa correta:


Alternativas:

  • a)

    As duas asserções são verdadeiras, mas a asserção II não justifica a asserção I.

  • b)

    As duas asserções são verdadeiras e, a asserção II justifica a asserção I.

  • c)

    A asserção I é verdadeira, mas a asserção II é falsa.

  • d)

    A asserção I é falsa, mas a asserção II é verdadeira.

    Alternativa assinalada

  • e)

    A asserção I e II são falsas.

4)

O processo de distribuição das espécies pode ser denominado como uma ocorrência natural ou também, uma ação resultante da ação humana. Neste caso temos podemos ter as espécies exóticas e invasoras, que foram introduzidas a um habitat cujo não é de sua naturalidade, porém acabam se adaptando. Animais e plantas que se adaptam muito bem aos mais diversos tipos de ambientes são encontrados em várias regiões do planeta.

 

Desta forma analise as asserções apresentadas abaixo:

 

  1. I.Área cosmopolita é a denominação dada para distribuição das espécies invasoras/exóticas.

 

PORQUE

 

  1. II.Na distribuição cosmopolita é difícil identificar o centro de origem da espécie, uma vez que estes indivíduos possuem ampla distribuição geográfica. 

Avalie as asserções e assinale a alternativa correta:


Alternativas:

  • a)

    As duas asserções são verdadeiras, mas a asserção II não justifica a asserção I.

  • b)

    As duas asserções são verdadeiras e, a asserção II justifica a asserção I.

    Alternativa assinalada

  • c)

    A asserção I é verdadeira, mas a asserção II é falsa.

  • d)

    A asserção I é falsa, mas a asserção II é verdadeira.

  • e)

    A asserção I e II são falsas.

5)

Biodiversidade significa o conjunto de todos os seres vivos existentes no plante Terra, tal conceito foi popularizado na década de 1980. A biodiversidade designa " o número de taxa numa área local (diversidade alfa) ou região (diversidade gama). Também, uma medida da variedade de taxa numa comunidade leva em consideração a riqueza (número de espécie) e abundância relativa (número de indivíduos em cada espécie) (RICKLEFS, 2003, p.67).

A respeito da biodiversidade analise as afirmativas.

 

  1. I. A compreensão da biodiversidade se dá através de dois níveis distintos, todas as formas de vida e as interrelações de espécies que acabam afetando, diretamente, outras espécies.
  2. II. A diversidade biológica pode ser encontrada em diversos ambientes, seja ele desertos, em tundras congeladas ou, até mesmo, em água sulfurosa.

III. A produtividade está ligada a velocidade de radiação solar que a planta sofre, por este motivo que a maior diversidade de plantas é encontrada nas regiões dos trópicos.

  1. IV. A diversidade biológica se dá pela diversidade de espécies que vivem em uma determinada área e como coexistem em uma comunidade, interagindo de diferentes formas.

Assinale a alternativa que apresente a (s) afirmativa (s) correta (s).


Alternativas:

  • a)

    Apenas a afirmativa I está correta.

  • b)

    Apenas a afirmativa III está correta.

  • c)

    Apenas a afirmativa IV está correta.

  • d)

    Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.

  • e)

    As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.

    Alternativa assinalada

💡 3 Respostas

User badge image

Anne Pereira

1.A Macroevolução, evolução de grupos maiores, analisa a partir da escala de conjunto de genes independente. Ela tem como foco o estudo que ocorre no nível da espécie, ou acima, em contraste com a microevolução. Os padrões em macroevolução, apesar de serem difícil de se observar, estão presentes na história da vida, construída utilizando evidências disponíveis, como a geologia, os fósseis e os organismos vivos. Sobre o processo de macroevolução analise as afirmativas: I. A macrevolução é um fator que pode ser melhor compreendido através da árvore filogenética. II. A arvores filogenética é constituída por quatros padrões: estase, mudanças de características, divergência de linhagem e extinção. III. A estase, um dos padrões da arvore filogenética, é caracterizada quando uma espécie sofre poucas mudanças ao longo do tempo e apresenta pouca ramificação. IV. A extinção, é um dos padrões da árvore filogenética, e é categorizado como um processo frequente ou raros dentro de uma linhagem. É correto o que se afirma em: Escolha uma:As afirmativas I, II, III e IV estão corretas. b. Apenas as afirmativas I e III estão corretas. c. Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas. d. Apenas as afirmativas II e III estão corretas. e. Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas. 

Alternativa correta: a. As afirmativas I, II, III e IV estão corretas. 


2.A deriva genética é um dos mecanismos microevolutivos da evolução humana se reúne aos outros mecanismos evolutivos como a seleção natural, migração e às mutações. Esse é um dos importantes mecanismos que aflora em populações pequenas e que pode ser definido como uma mudança nas frequências alélicas e, que por sinal, ocorre de maneira totalmente aleatória. Neste processo pode ocorrer a extinção de alguns alelos e também a fixação de outros. Esse mecanismo atua, principalmente, em populações pequenas e pode ocorrer de duas maneiras: efeito gargalo e efeito fundador. Relacione os itens que exemplifica cada um dos efeitos da deriva genética. I.Efeito fundador II.Efeito gargalo( ) Acontece quando o tamanho da população reduz drasticamente em uma geração e muito indivíduos são eliminados, independentemente, de seus genótipos. ( ) Essa diminuição pode ocorrer através de eventos naturais como, secas, terremotos e etc. ( ) É o estabelecimento de uma nova população, quando essa população se descola para outra região e concebendo uma nova. ( ) A frequência alélica da nova população é diferente da original. Relaciona os itens com as especificações e assinale a sequência correta: Escolha uma: a. I, I, II e II. b. I, II, II e I. c. II, I, II e I. d. I, II, I e II. e. II, II, I e

Alternativa correta: e. II, II, I e I.  


3.A biogeografia compreende-se como o estudo da distribuição das espécies pelo planeta, no qual se tem contribuição pelo regime de especiação que é conduzido pelos mecanismos de mudança evolutiva, deriva genética, mutação, migração e a seleção natural. Neste caso, temos as forças naturais como influência na distribuição e criação de novas espécie pelo globo. Acerca da temática aplicada no texto base, analise as asserções. I - A distribuição das espécies está ligada a vegetação encontrada em uma dada região. PORQUE II - O homem apresenta-se como um grande influenciador na distribuição das espécies, tanto animais quantos vegetais, introduzido-as em regiões que não são de ocorrência natural. Avalie as asserções e assinale a alternativa correta: Escolha uma: a. As duas asserções são verdadeiras e, a asserção II justifica a asserção I. b. A asserção I é falsa, mas a asserção II é verdadeira. c. A asserção I e II são falsas. d. A asserção I é verdadeira, mas a asserção II é falsa. e. As duas asserções são verdadeiras, mas a asserção II não justifica a asserção 

Alternativa correta: b. A asserção I é falsa, mas a asserção II é verdadeira.  


4.Biodiversidade significa o conjunto de todos os seres vivos existentes no plante Terra, tal conceito foi popularizado na década de 1980. A biodiversidade designa " o número de taxa numa área local (diversidade alfa) ou região (diversidade gama). Também, uma medida da variedade de taxa numa comunidade leva em consideração a riqueza (número de espécie) e abundância relativa (número de indivíduos em cada espécie) (RICKLEFS, 2003, p.67). A respeito da biodiversidade analise as afirmativas. I. A compreensão da biodiversidade se dá através de dois níveis distintos, todas as formas de vida e as interrelações de espécies que acabam afetando, diretamente, outras espécies. II. A diversidade biológica pode ser encontrada em diversos ambientes, seja ele desertos, em tundras congeladas ou, até mesmo, em água sulfurosa. III. A produtividade está ligada a velocidade de radiação solar que a planta sofre, por este motivo que a maior diversidade de plantas é encontrada nas regiões dos trópicos. IV. A diversidade biológica se dá pela diversidade de espécies que vivem em uma determinada área e como coexistem em uma comunidade, interagindo de diferentes formas. Assinale a alternativa que apresente a (s) afirmativa (s) correta (s). Escolha uma: a. Apenas a afirmativa III está correta. b. Apenas a afirmativa IV está correta. c. Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas. d. As afirmativas I, II, III e IV estão corretas. e. Apenas a afirmativa I está correta. 

Alternativa correta: d. As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.  


5.O processo de distribuição das espécies pode ser denominado como uma ocorrência natural ou também, uma ação resultante da ação humana. Neste caso temos podemos ter as espécies exóticas e invasoras, que foram introduzidas a um habitat cujo não é de sua naturalidade, porém acabam se adaptando. Animais e plantas que se adaptam muito bem aos mais diversos tipos de ambientes são encontrados em várias regiões do planeta. Desta forma analise as asserções apresentadas abaixo: I.Área cosmopolita é a denominação dada para distribuição das espécies invasoras/exóticas. PORQUE II.Na distribuição cosmopolita é difícil identificar o centro de origem da espécie, uma vez que estes indivíduos possuem ampla distribuição geográfica. Avalie as asserções e assinale a alternativa correta: Escolha uma:

a. As duas asserções são verdadeiras, mas a asserção II não justifica a asserção I. b. A asserção I é falsa, mas a asserção II é verdadeira. c. A asserção I e II são falsas. d. As duas asserções são verdadeiras e, a asserção II justifica a asserção I. e. A asserção I é verdadeira, mas a asserção II é falsa.

Alternativa correta: d. As duas asserções são verdadeiras e, a asserção II justifica a asserção I.  





2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais