Buscar

Explique como ocorre a reabsorção de glicose e a secreção de potássio .

💡 2 Respostas

User badge image

Bárbara Andrade

Bom, o que eu sei é que a água é reabsorvida ativamente nos túbulos dos néfrons, já os sais, os aminoácidos e a glicose são reabsorvidos passivamente no interior dos capilares.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O rim trabalha de forma a filtrar as substâncias que passam pelas suas estruturas e absorver parte das mesmas, com foco no que é interessante e necessário para o corpo. Assim, ele reabsorve o que é útil e secreta o que não é, quando está funcionando da forma correta.

No caso da glicemia, o rim participa de forma ativa no seu controle, tentando evitar a hipo e a hiperglicemia. A manutenção da homeostase corporal da glicose no corpo, feita pelo rim, depende do fluxo sanguíneo, do ritmo da filtração glomerular e do equilibrio da glicemia. A parte do rim que lida diretamente com isso é o túbulo contorcido proximal. Já as estruturas como tubulo contorcido distal, tubulos coletores e alça de Henle trabalham com a síntese, armazenamento e oxidação).

Já o potássio é uma substância que quando filtrada é parcialmente absorvida e parcialmente secretada, de acordo com a sua quantidade no corpo, mantido entre 2,5 e 5 mM. A reabsorção do potássio ocorre nos túbulos convolutos proximais e na alça de Henle, e a sua secreção é feita no túbulo coletor cortical por canais e transportadores, de forma passiva.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais