Buscar

Quais os nomes dos processos de obtenção de energia ?

Quais os nomes dos processos de obtenção de energia utilizados,

respectivamente, por bactérias aeróbias, anaeróbias estritas, microaerófilas e anaeróbias facultativa

💡 3 Respostas

User badge image

Andressa Moraes

as Bactérias Aeróbicas, o ATP é obtido com a reação química do Oxigênio (O2) e a Glicose ( C6H12O6). Assim, desta reação teremos : H2O ( água que será ou absorvida ou eliminada) , CO2 ( gás carbônico, que será eliminado) e ATP ( energia, que será usada para todas as atividades da Bactéria – como a reprodução). As Bactérias Aeróbicas tem que ter o Oxigênio para obter a energia.

Mas as Bactérias Anaeróbicas, o ATP é obtido por um processo chamado de Fermentação. Vamos ver um caso: a fermentação láctea. Neste caso a Bactéria vai usar o Lactado (2C3H5O3), presente no leite, para obter o ATP necessário. Veja bem: não há prescença de oxigênio neste caso, por isso é Anaeróbica.

0
Dislike0
User badge image

Andressa Moraes

Bactérias Anaeróbicas estritas: ao contrário das Aeróbicas estritas, não crescem em presença do oxigênio. O oxigênio é tóxico, se aparecer… “babau” também … morrem. Um exemplo é a bactéria que causa o tétano ( Clostridium tetani) , por essa razão se alguém se machucar com vidro, ferro ou em lugar com muita terra; passe água oxigenada no ferimento e procure um médico.

Bactérias Anaeróbicas facultativas: ( essas são sabidas) são as bactérias que usam o oxigênio para obter a energia mas podem crescer sem o oxigênio. Exemplo: Escherichia coli.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Bactérias aeróbias: obtém energia através da respiração aeróbica, que utiliza o gás oxigênio em seu processo bioquímico.

Bactérias anaeróbias estritas: obtém energia através da respiração anaeróbia, que não utiliza gás oxigênio, mas sim, o gás carbônico em seu processo bioquímico.

Bactérias anaeróbias facultativa: obtém energia de ambas as formas, utilizando gás oxigênio ou gás carbônico em seu processo bioquímico

Bactérias microaerófilas: obtém energia através da respiração aeróbica, que utiliza o oxigênio, mas estes níveis de oxigênio necessitam ser bem baixos para que o processo bioquímico se realize.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais