Buscar

como transformar empresa simples em limitada?

💡 2 Respostas

User badge image

anderson maicon

Na hora de empreender, muita gente segue esse caminho de maneira solitária, criando uma empresa individual. Porém, a possibilidade de incluir um ou mais sócios no empreendimento pode surgir de forma vantajosa. Nessa situação, será necessário transformar Empresário Individual em Sociedade Limitada.

Quanto mais conhecimento você tiver sobre esse tema antes de fazer a mudança, maiores serão as chances de que tudo saia exatamente como o previsto. Além disso, é fundamental que o processo seja feito corretamente para evitar irregularidades e problemas com o registro do negócio. Por isso, veja nesse artigo tudo o que você deve saber sobre o tema! Confira:

Quais as diferenças entre os dois formatos?

No regime de Empresário Individual, como o próprio nome indica, há uma pessoa jurídica composta por apenas uma pessoa física. O contrato social dispõe, por exemplo, que todas as responsabilidades e lucros são do empresário.

Como não há separação entre patrimônio pessoal e do negócio, em caso de dívidas contraídas pela pessoa jurídica o empreendedor poderá ter que usar o próprio patrimônio — e vice-versa.

Já a Sociedade Limitada é um regime que permite a inclusão de sócios no quadro da empresa. Além da quantidade de pessoas, uma das diferenças é quanto à responsabilidade.

Se no caso do Empresário Individual ela é ilimitada, o mesmo não acontece para essa sociedade. Assim, os sócios precisam responder quanto às dívidas de maneira limitada e estipulada pelo contrato social.

Quando vale a pena fazer a mudança?

A transformação de Empresário Individual em Sociedade Limitada não é obrigatória, como acontece quando o MEI ultrapassa o limite de faturamento anual, por exemplo. Se o empresário desejar, o estabelecimento pode permanecer sendo do tipo individual indefinidamente.

Porém, há casos em que a mudança é extremamente positiva. Quando surge a possibilidade de ter um sócio que realmente vai agregar ao empreendimento, por exemplo, a transformação ganha contornos benéficos.

Outro cenário é quando a empresa enfrenta problemas de crescimento ou até financeiros. Já que duas cabeças pensam melhor do que uma, a chegada de um sócio pode ajudar a virar o jogo.

A alteração do regime, portanto, é especialmente recomendada quando a entrada de, pelo menos, mais uma pessoa se mostra vantajosa para o negócio.

Como fazer essa transformação? Quais os passos a seguir?

Tudo bem, você já sabe quando fazer a mudança, mas como lidar com a burocracia? Esse é um momento crucial porque garantirá que o empreendimento se mantenha totalmente regularizado.

O procedimento é feito na Junta Comercial do Estado onde a empresa atua e pode ser realizado online, na maioria dos casos. Para tanto, basta acessar o portal de serviços da Junta e fazer login com e-mail ou CPF e senha.

Em cada plataforma é de um jeito, mas, normalmente, você só precisa escolher a parte de constituição ligada ao Empresário Individual. A partir daí, selecione o evento de transformação para alteração da natureza
1
Dislike0
User badge image

anderson maicon

Caso ficou com dúvida na minha resposta favor encontrar um contador que possa de explicar melhor ou orientar ou junta comercial do seu município
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais