Buscar

TEORIA DA CONTABILIDADE E ESTUDOS ATUARIAIS - DISCURSIVA 1 G1

As Doutrinas contábeis são conceitos contábeis desenvolvidos através de estudos.

Na Idade Contemporânea que vai do século XVIII até os dias de hoje, foi marcada como o período científico da Contabilidade (se torna "ciência”), a partir daí surgiram várias doutrinas contábeis ou seja após a obra de Luca Pacioli, vários conceitos contábeis foram desenvolvidos através de estudos.

As doutrinas contábeis foram introduzidas por diversas escolas contemporâneas que conceituaram a Contabilidade sob diversos aspectos: Contista, Personalista, Neocontista, Controladora, Aziendalista, Patrimonialista e Neopatrimonialista.

Redija um texto dissertativo, destacando ao menos 2 características de cada uma destas escolas.

💡 1 Resposta

User badge image

Anna Schacht

Resposta

A história da Contabilidade é tão antiga quanto a história da civilização, pois o homem primitivo já praticava uma contabilidade rudimentar ao contar seus instrumentos de caça e pesca e seus rebanhos.

Sua evolução deu-se de forma gradativa e, hoje, a Contabilidade é tida como a linguagem dos negócios. Uma bússola que os gestores (públicos e privados) usam na tomada de decisão.

Quanto as escolas contemporâneas de contabilidade, a Contista surgiu no século XV com a obra de Luca Pacioli. Suas teorias ficaram inalteradas até o século XVIII e por conta disso ficou conhecida como "Era da estagnação contábil". Seu foco central era explicar o funcionamento das contas, esquecendo-se que a conta é apenas consequência das operações decorrentas na entidade.

Escola Personalista: conhecida, também, como escola Toscana, surgiu em reação aos conceitos e propostas da escola contista. Essa corrente tem como objetivo explicar as relações de direitos e obrigações.

Escola Neocontista ou Moderna Escola Francesa: procurou restituir a contabilidade o seu verdadeiro objeto: a riqueza patrimonial e trouxe grande avanço para o estudo da análise patrimonial e dos fenômenos decorrentes da gestão empresarial.

Escola Controlista: os estudiosos dessa época entediam a contabilidade como a ciência do controle econômico. A administração econômica era dividida da seguinte forma: gestão (que visa à administração do patrimônio); direção (que harmoniza a administração econômica e as relações internas e externas da entidade); e controle (que visa impedir o desperdício).

Escola Aziendalista: surgiu em 1922, nessa corrente a contabilidade é considerada como a ciência da administração econômica das entidades e estuda não só os resultados de uma gestão, mas também seus princípios e constituição harmônica das pessoas da organização. Nessa concepção, a azienda se constitui de dois elementos: pessoas (elemento humano) e riqueza (patrimônio).

Escola Patrimonialista: primeira proposta de formulação de uma corrente contábil, que defendia a contabilidade como ciência do patrimônio. Seu grande autor foi Vicenzo Masi, que começou a escrever teorias em 1923.

Escola Neopatrimonialista: pode-se dizer que é a primeira escola de pensamento contábil originada no Brasil. Seu início ocorreu em 1978, a partir dos estudos do Professor Antônio Lopes de Sá, que foram expostos pela primeira vez em 1987 na Universidade de Sevilha, na Espanha. Tem o mesmo enfoque a teoria patrimonialista, mas com claro objetivo de torná-la mais atual face às mudanças tecnológicas e científicas do nosso mundo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais