Buscar

O que mudou na NBR 6122?

💡 2 Respostas

User badge image

Douglas Almeida

A NBR 6122/10 é a norma da ANBT que dispõe sobre Projeto e Execução de Fundações e trata:

“dos critérios gerais que regem o projeto e a execução de fundações de todas as estruturas convencionais da engenharia civil, compreendendo: residências, edifícios de uso geral, pontes, viadutos etc. Obras especiais, como plataformas offshore, linhas de transmissão etc. (…)”.

A norma foi criada em 1996 e foi revisada pela última vez em 2010. Contudo, está previsto para o segundo semestre de 2018, uma terceira revisão com algumas alterações importantes.

Continue lendo e descubra conosco quais são essas alterações e como elas podem afetar o seu trabalho!

O QUE DIZ A NORMA ATUALMENTE?

A versão de 2010 da NBR 6122 mudou muito da versão inicial de 1996. Foram introduzidas mudanças importantes no que diz respeito ao projeto, com destaque para a possibilidade de fazer o cálculo das fundações com coeficiente de segurança global ou com coeficientes de segurança parciais.

Outra mudança foi a apresentação do conceito de região representativa, o que permite criar um projeto otimizado quando se possui mais conhecimento do subsolo na área onde a fundação será executada.

Também podemos destacar a determinação de situações onde existe obrigatoriedade de acompanhamento do comportamento das estruturas. Isso inclui processos como monitoramento de recalques e fixação de critérios claros para a verificação do desempenho das fundações em estacas  — com a realização de provas de carga estáticas ou de ensaios de carregamento dinâmico.

O QUE MUDARÁ COM A NOVA REVISÃO NA NBR 6122

Contudo, com a evolução nos processos de construção civil, especialmente na construção de fundações, surgiu a necessidade de adaptar as normas que regem esses projetos. É por isso que, em 2016, foi criada uma comissão com o intuito de revisar a NBR 6122 e adequá-la à modernização do mercado de construção.

Entre as mudanças, podemos destacar:

  • Melhor definição por parte dos engenheiros estruturais das cargas envolvidas nas estruturas, com o aprimoramento da forma de verificação das ações do vento e de outros fatores, das cargas permanentes e acidentais, além de separar tipos de estrutura;
  • Correção do dimensionamento do atrito negativo;
  • Revisão dos critérios de cálculo da capacidade de estaca escavada e estaca hélice contínua e alteração dos critérios para limpeza da ponta da estaca escavada;
  • Melhora nos procedimentos de execução e concretagem com a estaca hélice contínua;
  • Revisão da especificação do concreto que deve ser utilizado nas fundações, definindo os tipos a partir das classes do concreto;
  • Acréscimos de novas técnicas e soluções para projetos de fundações;
  • Permissão de uso de novos tipos de tecnologias para estacas que surgirem ao longo do tempo, observando-se os critérios estabelecidos pela norma.

Outra alteração importante é que todas as definições, simbologias e notações foram padronizadas de acordo com as normas referentes às estruturas de concreto (NBR 6118 e 14931).

Contudo, vale lembrar que as mudanças ainda não estão valendo. A proposta de alteração ainda pode passar por pequenos ajustes e deverá ser colocada posteriormente para consulta pública.

Caso aprovada, ela entrará em vigor — contudo, não é possível definir um prazo exato de quando isso ocorrerá.

0
Dislike0
User badge image

Elaine Cris

NBR 6122:2019 – Para comprovação de desempenho, as provas de carga estáticas à compressão podem ser substituídas por ensaios de carregamento dinâmico, conforme ABNT NBR 13208, na proporção de cinco ensaios de carregamento dinâmico para cada prova de carga estática, conforme ABNT NBR 12131.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais