Buscar

Como funciona o sistema digestório dos Artrópodes ?

💡 1 Resposta

User badge image

Maicon DG

Artrópodes são Eumetazoa (metazoários verdadeiros) contendo tubo digestivo completo de origem Protostomado, ou seja, o orifício que dá origem a boca desenvolveu-se primeiro que o orifício que dá origem ao ânus (denominados estes, Deuterostomados).

Fisicamente, de modo geral o sistema digestório é dividido em três segmentos, assim denominados: 1) anterior, envolvido com a digestão mecânica do alimento (fracionamento); 2) mediano (ou ceco), realizando digestão enzimática e absorção de nutrientes; e 3) posterior, que atua na absorção de água.

Além disso, o sistema digestório (modelo de estudos básico em Artrópoda) pode ser dividido em boca, faringe, esôfago, papo, moela, estômago, intestino reto e ânus. Como anexos do sistema, são encontradas as glândulas (salivares, cecos gástricos e hepatopâncreas) bastante desenvolvidas.

Em Artrópoda a digestão começa extracelular (ocorrendo ao longo do tubo digestivo) e termina intracelular (quando ocorre o envio dos nutrientes para as células do corpo). 

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais