Buscar

A matéria anterior, da revista Língua Portuguesa, discute os efeitos da passagem do tempo na constituição da linguagem verbal.

A idade das palavras

A vida contemporânea tem desgastado vocábulos e expressões com mais rapidez, reavivando o interesse de pesquisadores e escritores pelo passado da linguagem. Assim como os seres vivos, as palavras também envelhecem. O fascínio com a idade das palavras parece crescer a uma velocidade diretamente proporcional aos avanços da vida contemporânea.

Foi assim, por exemplo, que o jornalista Alberto Villas começou a coletar termos, gírias e expressões caídas em desuso. A ideia de publicar Pequeno dicionário brasileiro da língua morta – Palavras que sumiram do mapa (Editora Globo, 2012) lhe ocorreu ao perceber que seus filhos não entendiam algumas palavras que ele dizia em casa. Sem pretensões científicas, como um fashionista vai a brechós ou um colecionador “zanza” por antiquários, Villas consultou revistas das décadas de 1950 a 1970, bem como pessoas mais velhas do que ele, atrás de matéria-prima lexical.

— Acho curioso palavras que sumiram junto com o progresso da tecnologia. “Datilografar”, por exemplo. A máquina de escrever desapareceu e a datilografia foi junto. “Colchetes”, “ilhós”, “opaca”, “popeline” estão sumindo porque as costureiras que costumavam ir em casa fazer roupa também estão desaparecendo. O meu critério foi colocar no dicionário palavras que ouvimos nos últimos 60 anos — explica.

A matéria anterior, da revista Língua Portuguesa, discute os efeitos da passagem do tempo na constituição da linguagem verbal. Nesse texto, identificam-se marcas linguísticas

A

usadas por adolescentes, pois o autor do dicionário procurou estabelecer um diálogo mais franco com seus filhos.

B

usadas por idosos, pela preocupação do autor em dialogar com um público de épocas anteriores à sua.

C

formais, pois destina-se a um público formado por estudiosos da língua e apreciadores da escrita proficiente.

D

coloquiais, por meio do registro de arcaísmos e neologismos típicos da década de 1960.

E

orais, por meio do uso de expressões típicas do universo da linguagem gestual e de sinais.

💡 3 Respostas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais