Buscar

Qual a principal análise para o discurso do método de René Descartes?

💡 2 Respostas

User badge image

Jean Paolo Martins de Oliveira

Descartes foi um filósofo, matemático e físico francês do século XVI pertencente a linha epistemológica do racionalismo.
Trocando em miúdos, havia uma discussão se o conhecimento tinha origem na mente ou na aprendizagem (experiência). Os empiristas apostavam na experiência e os racionalistas na razão e na lógica.
Antes de saber o que significa "penso, logo existo" (ou "cogito, ergo sum", em latim - cuja tradução mais correta seria "penso, logo sou") é bom usarmos um exemplo do motivo dessa discussão: muita gente já teve algum sonhos tão realistas que só perceberam estar sonhando ao acordar e, de fato, não temos como provar de modo irrefutável que estamos agora acordados e não numa ilusão como no filme Matrix. É aí que entra o "penso, logo existo":
Descartes passou a se questionar qual a origem epistemológica do conhecimento (se era a mente ou a aprendizagem), para isso passou a metodologicamente duvidar de tudo e percebeu que ao duvidar que duvidava tinha a certeza que pensava e pra pensar é preciso existir. Descartes esperava assim demonstrar que o conhecimento se inicia no pensar e não no perceber ou aprender que depende de nossas experiências. Daí surge seu mais famoso aforismo: "penso, logo existo".
6
Dislike0
User badge image

Menina gamer

Em seu livro, René Descartes, aborda a maneira de se obter, perante a vida, maiores conhecimentos. Descartes buscava na verdade, provar a existência de Deus através da ciência, através da razão.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais