Buscar

Fazer uma análise comparativa sobre desenvolvimento aprendizado na infância e a educação no período da pré história e a idade média.?

💡 9 Respostas

User badge image

Rosielle Silveira

Na Roma antiga, a família era, para a criança, sua base educacional e cultural, porém a criança era considerada incapaz de usar o pensamento e o raciocínio, a infância era vista como maléfica e desastrosa, sendo a criança incapaz e inoperante, cujo valor estava no potencial de desenvolvimento da infância. A criança torna-se indivíduo apenas quando atinge a idade adulta, e a infância seria uma fase em que ainda não há identidade, capacidade de discernimento para tomar decisões e pensamento autônomo. Essa fase necessita ser rapidamente superada para que o indivíduo ganhe autonomia e adentre o universo adulto, tornando-se apto para tomar decisões.

Na Idade Média, as percepções sobre a criança transformam-se radicalmente. Santo Agostinho afirmou que a criança pequena já traz consigo o pecado e que sua alma não é inocente. Num momento em que o Cristianismo se consolida como religião de grande importância sociopolítica e a Igreja se afirma como instituição. Nessa época, a criança era tratada como um adulto em miniatura, e havia grande indiferença e descaso em relação às crianças que morriam. Pelo grande índice de mortalidade infantil, a morte prematura já era prevista pelas famílias e rapidamente assimilada. Não se considerava que a criança fosse dotada de personalidade e alma. Na sociedade medieval, não havia consciência das particularidades da criança pela ausência de um tratamento próprio dirigido a elas, o que não significa que fossem desprezadas, abandonadas ou maltratadas por seus responsáveis.

25
Dislike1
User badge image

Cristina Oliveira

O desenvolvimento do aprendizado na infância e as práticas de educação nos períodos da Pré-História e Idade Média podem ser abordados a partir do princípio de que, na Pré-História, ele dava-se preponderantemente em função do aprendizado de conhecimentos essenciais para a sobrevivência. À medida que iam crescendo, os jovens eram ensinados a evitar ficarem sozinhos, a criar objetos usados na caça, vestimenta, a fazer fogo, etc. Tudo girava em prol da sobrevivência, enquanto que na Idade Média não havia sequer o conceito de criança; elas ajudavam nas mais diversas tarefas, visto que eram consideradas pequenos adultos.



15
Dislike0
User badge image

Josiélida Lima

No período primitivo, a educação permeou por meio da imitação ou Educação Difusa, que consistia nas crianças repetir os gestos dos adultos, e com isso, aprender habilidades para realizar tarefas cotidianas, a fim de se ajustar em seu ambiente físico e social através da aquisição das experiências. O  saber, nessa época, é disponível a qualquer pessoa, não existe divisão social e os chefes de família são os professores.

 

 Na Idade Média, a educação era determinada pelo clero, a igreja ditava o que deveria ser ensinado ou lido para que o conhecimento fosse a serviço da fé. Nesse período, surgem os colégios com alunos e professores, o objetivo do ensino é a evangelização, crianças, jovens e adultos recebiam, todos juntos, os mesmos conteúdos, a partir do século XII começam mudanças no método de ensino, porém sendo mais acessíveis o conhecimento para a o rico patriarcado e o restringindo a plebe.


13
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais