Buscar

a intuição não local

A intuição não local (anômala ou não local) se refere a um tipo especial no qual a informação obtida não vem de experiências ou aprendizados anteriores, ou mesmo de percepções não conscientes de estímulos presentes. Estudos sugerem que possa vir diretamente do futuro ou de experiências extra-sensoriais. Apesar das controvérsias científicas envolvendo a existência ou não desses fenômenos, esse tipo de intuição tem sido cada vez mais considerado nos estudos acadêmicos e amplamente relatado na população, bem como nos estudos de intuição. Analise as assertivas a seguir, indicando se são verdadeiras ou falsas:

1. (___)“Efeito Pressentimento” têm mostrado que quando certos alvos ameaçadores (imagens estáticas) são apresentados a sujeitos, eles reagem fisiologicamente alguns segundos antes do alvo ser mostrado, indicando perceberem nesse nível a ameaça potencial antes que ela seja apresentada.

2. (___) O efeito pressentimento ocorre tanto para emocionais (ex. violentos ou eróricos) como para os alvos neutros, por exemplo, que não representam ameaças.

3. (___) Com esta abertura para outras fontes de informação e influência no processo da intuição, refletimos que os fenômenos psi (telepatia, clarividência, precognição e ação direta da mente sobre sistemas físicos ou biológicos) têm sido evidenciados em estudos de laboratório (incluindo pesquisas neurocientíficas) como sendo amplamente não conscientes, ou são melhor observados em reações orgânicas do que percepções e descrições cognitivas.

4. (___) Um estudo clássico de levantamento de experiências psi (coleção de casos) feita pela doutora L. E. Rhine, com mais de 10.000 relatos, verificou que em 26% dos casos a forma subjetiva, pela qual a informação psi ou extra-sensorial chega à consciência do experimentador é a impressão intuitiva, ou um pressentimento ou conhecimento súbito sobre o um evento distante (no tempo ou no espaço).

Assinale a alternativa que faz a análise correta:

 

A

1.(V) – 2.(V) – 3.(V) – 4.(V)

 

B

1.(V) – 2.(F) – 3.(F) – 4.(V)

 

C

1.(V) – 2.(F) – 3.(V) – 4.(V)

 

D

1.(F) – 2.(V) – 3.(F) – 4.(V)

💡 1 Resposta

User badge image

Engenheira Aplicada

C 1.(V) – 2.(F) – 3.(V) – 4.(V)A alternativa (c) é correta. A primeira alternativa (1) relata exatamente o efeito pressentimento, uma reação orgânica anterior (poucos segundos) antes de estímulos relevantes ao organismo, ex. ameaças. A alternativa (2) é falsa porque essa reação é observada (medida) somente para estímulos emocionais (ex. eróticos e violentos), não para estímulos neutros. A intuição não local pode incluir experiências como “telepatia, clarividência, precognição e ação direta da mente sobre sistemas físicos ou biológicos”, os quais parecem ocorrer (em contexto de laboratório) de forma amplamente não consciente, sendo melhor verificadas por medidas fisiológicas (incluindo as neurofisiológicas). Isso faz aproximar esses supostos fenômenos dos processos da intuição e torna a afirmativa (3) correta. A última alternativa (4) é igualmente correta, pois o estudo apresentado é internacionalmente reconhecido como um marco, dando início a uma série de novos estudos.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais