A maior rede de estudos do Brasil

etica

Na sociedade contemporânea valorizam-se comportamentos que praticamente excluem qualquer possibilidade de cultivo de relações éticas, como o consumo. Para o autor é fácil verificar que o desejo obsessivo na obtenção, possessão e consumo da maior quantidade possível de bens materiais é o valor central na nova ordem estabelecida no mundo e que o prestígio social é concedido para quem consegue esses bens. Na contramão de atitudes éticas que respeitem a individualidade, o companheirismo dentre outros adjetivos, o sucesso material passou a ser sinônimo de sucesso social e o êxito pessoal devendo ser adquirido a qualquer custo. Prevalece o desprezo ao tradicional, o culto à massificação e mediocridade que não ameaçam e que permitem a manipulação fácil das pessoas.



 



ALENCASTRO, M. A importância da Ética. UNESP, 1997.

A partir do que se apresenta na contextualização da questão, pondere a respeito das sentenças a seguir:



 



I - Ética e moral estão relacionadas a uma realidade essencialmente humana, construída de forma social nas relações entre os seres humanos, norteando toda a vida em sociedade.



II - Um dos pontos fundamentais da historicidade da ética encontra-se na Grécia Antiga, com as teorias apresentadas nos séculos IV e V a. C.



III - As questões éticas são discutidas há séculos e, nos dias de hoje, tais discussões ainda são muito presentes, dentre outros fatores, devido ao aumento da participação da sociedade nas mídias e redes sociais, os indivíduos julgam as situações conforme o que acredita, e a partir do que lhes são apresentados em diversas situações.



IV - A ética é a regulação dos valores e comportamentos considerados legítimos por uma determinada sociedade, enquanto a moral é uma reflexão a respeito do agir humano.



1 resposta(s)

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes