A maior rede de estudos do Brasil

Qual é a importância das Demonstrações Financeiras? O que mostra cada UMA destas Demonstrações?


2 resposta(s)

User badge image

Bruna

Há mais de um mês

Ele e importante demais
Ele e importante demais
User badge image

Henrique

Há mais de um mês

As demonstrações financeiras é um conjunto de informação contábil que detalha a situação financeira geral de uma empresa, são capazes de discriminar todos os gastos, retorno sobre investimento e o faturamento previsto, além de auxiliar na tomada de decisões a respeito de gastos e investimento.

Dentro das demonstrações financeiras existem seis tipos diferentes para a consulta da saúde de sua empresa, são elas: Balanço Patrimonial, Demonstrações dos Lucros e Prejuízos acumulados (DLPA), Fluxo de caixa e a Demonstração do valor adicionado, além do complemento das notas explicativas.

O Balanço Patrimonial é a principal demonstração financeira de uma empresa, através dele detalhamos a posição financeira atual da empresa, geralmente realizado ao final do ano, para realizar o acompanhamento do negócio de janeiro a dezembro.

Nas Demonstrações de Resultado do Exercício (DRE), é uma apresentação resumida de forma vertical do resultado apurado em relação ás operações financeiras realizadas em um determinado período, geralmente em 1 ano.

A DLPA, ou Demonstrações de Lucros ou Prejuízos Acumulados, é uma demonstração financeira, que evidencia as alterações ocorridas no saldo da conta de lucros ou prejuízos acumulados, no patrimônio líquido. A DLPA é obrigatória nas sociedades limitadas e outros tipos de empresas, conforme na legislação do imposto de renda.

O Fluxo de caixa é a demonstração financeira que indica a posição financeira da empresa em um determinado período, seja diário, semanal ou anual.

A Demonstração do valor adicionado é um informe contábil que evidencia, os valores correspondentes à formação da riqueza gerada pela empresa em um determinado período.

As Nota explicativas são as informações necessárias para o esclarecimento da situação patrimonial da empresa, de determinada conta, transação, saldo ou valores relativos a resultados do exercício.

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes