A maior rede de estudos do Brasil

Leia o texto a seguir e responda. "A Segunda Guerra Mundial tem uma importância histórica fundamental por sua influência na criação de uma nova

 ordem política em escala planetária e de efeitos duradouros, cuja expressão mais visível foram os blocos internacionais que dela emergiram, dando origem à "Guerra Fria" (1945-1989). Simultaneamente à emergência dos EUA e da URSS como únicas superpotências mundiais, líderes de blocos antagônicos que disputavam a hegemonia em escala global, assistimos também ao definitivo declínio dos antigos poderes coloniais, que tanta importância detinham anteriormente. De fato, o fim da Segunda Guerra Mundial dá início à era da descolonização e ao surgimento do bloco dos países em desenvolvimento ou, como se diz, do Terceiro Mundo. Finalmente, o fim da Segunda Guerra Mundial também é marcado pelo surgimento de importantes organizações multilaterais, dedicadas à negociação diplomática, como a Organização das Nações Unidas (ONU), e econômica, como o Fundo Monetário Internacional (FMI)."

OLIVEIRA, D.; ZOMER, L. História contemporânea. Curitiba: IESDE Brasil, 2018. p. 104-105.


Ao analisar o fragmento textual acima podemos afirmar que entre as consequências da Segunda Guerra Mundial pode-se citar:


a )oa manutenção de uma ordem mundial centrada nas principais potências imperialistas da Europa.



b )o abandono de todas organizações multilaterais, incapazes que foram de evitar a eclosão da guerra.


c )

o fortalecimento econômico e o crescimento demográfico da URSS, tornada uma superpotência.



d )Destruição total da base capitalista.


e )a criação de uma ordem mundial bipolar, centrada nas novas superpotências globais.

História

UNIFACVEST


2 resposta(s)

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes