Buscar

Qual a relação sobre existencialismo com os existencialistas cristãos e ateus? O que tinham em comum?

💡 3 Respostas

User badge image

Jean Paolo Martins de Oliveira

No caso, o que ambos os existencialistas, ateus e cristãos, tinham em comum era um senso de que encontrar um sentido para a vida humana era um grave problema.
Mas, enquanto os ateus reagiam a isso ignorando o problema já que partiam do princípio de que "Deus está morto", portanto nada importa (afinal, sem Deus, tudo virá um grande "tanto faz" sem nenhuma referência absoluta de bem e mau ou certo e errado; sem um juízo final não importa o que uma pessoa escolhe fazer); a questão do existencialista cristão é que Deus é grande demais pra nossa vida importar, então seria melhor aceitar o sofrimento da vida ao lado de Deus, ainda que isso não pareça fazer sentido (como no livro de Jó na Bíblia).
Tem um livro chamado "O Universo ao Lado: Um Catálogo Básico sobre Cosmovisões, de James W. Sire que tem um capítulo inteiro sobre isso. Você acha esse livro numa das minhas listas de livros do Passei Direto.
A nível de comparação, você também pode comparar o pensamento de Sartre com o de Kierkegaard e vai ver do que estou falando.
Vou deixar o link de um vídeo aqui pra te ajudar melhor:
https://youtu.be/jTWAFWqUJGA
6
Dislike0
User badge image

Estudante PD

Ambos sabem que existem
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais