Buscar

Considerando as regras para a revisão de literatura e a escrita de textos científicos, a seguir, analise as afirmações:

A vida universitária exige do acadêmico disciplina, um posicionamento crítico e rigor científico. Diante disso, cabe ao estudante no Ensino Superior atividades solitárias para o aprimoramento intelectual, sobretudo pela leitura sistematizada, analise e produção de textos dentro de normas metodológicas e técnicas. SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 24. ed. rev. e ampl. São Paulo: Cortez, 2017. Considerando as regras para a revisão de literatura e a escrita de textos científicos, a seguir, analise as afirmações:

I - O rigor científico é exigido do acadêmico nos anos finais da graduação ou quando ocorre a aprovação em pós-graduações.

II - A pesquisa de revisão bibliográfica, arquivada em pastas com temas específicos, facilita a retomada dos materiais pesquisados.

III - Após a delimitação do tema, investigue as pesquisas em banco de dados, principalmente pela leitura do título, resumo e a conclusão do material.

IV - A escrita de textos científicos exige subjetividade, clareza, vocabulário técnico e uma escolha de qual base de dados será a fundamental para a pesquisa. É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I e II, apenas.

II e III, apenas.

II e IV, apenas.

I, III e IV, apenas.

II, III e IV, apenas.

💡 37 Respostas

User badge image

kleber carles soares

Alternativas ( II E III )APENAS !

EXPLICAÇÃO: Na alternativa ( I ) diz que o Rigor científico é exigido nos anos finais e pós, eu não concordo, para um acadêmico o rigor deve ser exigido desde sempre, pois se não for exigido desde o início não faz sentido exigir só no final.
Na alternativa (IV) diz que a escrita de textos científicos exige subjetividade etc... não é verdade, pois exige objetividade etc.
15
Dislike0
User badge image

Fatima Urzedo

Resposta: Alternativa 2: II e III, apenas.

Explicação:

I - Incorreto

O rigor científico é exigido do acadêmico durante toda a graduação e não apenas nos anos finais da graduação ou quando ocorre a aprovação em pós-graduações.

Pois, ao longo de toda a graduação são desenvolvidos trabalhos de cunho acadêmico que devem seguir regras de:

estrutura

formatação

uso da língua culta

vedação de plágio


IV - Incorreto

A escrita de textos científicos exige objetividade e não subjetividade, pois deve apresentar:

clareza,vocabulário técnico, escolha de qual base de dados será a fundamental para a pesquisa.

Todas as características descritas acima compõem a execução de um trabalho acadêmico adequadamente fundamentado.

12
Dislike0
User badge image

Naiandra Nobre

Resposta:Alternativa 2: II e III estão corretasExplicação:Nas afirmações I e IV temos os seguintes erros:I. O rigor científico é exigido do acadêmico apenas nos anos finais da graduação ou quando ocorre a aprovação em pós-graduações.Correção: Pelo contrário, o rigor científico é exigido em todo percurso acadêmico, seja na graduação, pós-graduação, produções acadêmicas, etc.IV. A escrita de textos científicos exige subjetividade, clareza, vocabulário técnico e uma escolha de qual base de dados será a fundamental para a pesquisa.Correção: Exige na verdade, a objetividade na escrita.
9
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais