Buscar

Pensamento e linguagem

O aprendizado geralmente precede o desenvolvimento. A criança adquire certos hábitos e habilidades numa área específica, antes de aprender a aplicá-los consciente e deliberadamente. Nunca há um paralelismo completo entre o curso só aprendizado e o desenvolvimento das funções correspondentes.VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: M. Fontes, 1998 (p.123)

No que diz respeito ao conceito de Zona de Desenvolvimento Potencial proposto por Vigotsky, analise as afirmações a seguir:

I. O conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal é falho, pois não dá suporte à noção de aprendizagem e desenvolvimento. 

II. Representa a distância entre o que o sujeito consegue realizar com a ajuda de outros e o que ele pode realizar sozinho.

III. Trata-se de um conceito que vem dar suporte à noção de aprendizagem gerando desenvolvimento.

IV. Há muitas Zonas de Desenvolvimento proximal em cada um de nós, as quais são relativas às diferentes áreas do nosso conhecimento.

💡 1 Resposta

User badge image

Ideias Pedagógicas

Alternativa: D

O conceito de zona de desenvolvimento proximal ou potencial (ZDP) é um conceito poderoso, que vem dar suporte a noção de aprendizagem gerando desenvolvimento. Representa a distância entre o nível de desenvolvimento potencial, ou a que o sujeito consegue realizar com a ajuda de outros, e o nível de desenvolvimento real, ou o que ele pode realizar sozinho e que já possui em termos de desenvolvimento. Há muitas ZDPs em cada um de nós, as quais são relativas as diferentes áreas do nosso conhecimento. (p.64)

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais