Buscar

O que é potencial de ação e potencial de membrana? justifique

💡 4 Respostas

User badge image

Danielle Gomes

Potencial de ação é uma alteração brusca e rápida da diferença de potencial transmenbrana.
0
Dislike0
User badge image

Crislane Oliveira

A célula é eletricamente carregada no seu meio intra e extracelular devido à concentração de íons principalmente de Na (sódio), K (potássio) e Ca (cálcio) que são eletricamente positivos e Cl (cloro) que tem carga negativa. Na parte intracelular de uma célula, temos uma concentração maior de K+ e o balanceamento dessa concentração é dada por proteínas negativamente carregadas. Essas proteínas farão o controle da passagem dos íons, para que os mesmos não sobrecarreguem a membrana eletricamente. Em geral as células possuem uma carga negativa, cuja qual varia do tipo celular, um neurônio, por exemplo, pode conter uma carga interna aproximadamente de -90 mV, essa eletricidade chamamos de Potencial Elétrico ou Potencial de Membrana.

potencial de ação: Um estímulo (elétrico ou químico) pode promover a alteração da permeabilidade da membrana abrindo os canais de Na+. Quanto mais canais de sódio se abrir maior será a despolarização da membrana plasmática e se o estímulo for suficientemente forte para abrir vários canais, atingindo um limiar (limite da eletronegatividade da célula) o potencial elétrico da membrana começa alterar de negativo para positivo gerando uma despolarização da membrana até uma média de +30mV e essa alteração influenciará as células do tecido ao redor despolarizando-as também até chegar um momento que o estimulo não será forte o suficiente para despolarizar mais células fazendo com que o estimulo cesse, esse processo é chamado de potencial de ação.

0
Dislike0
User badge image

Dani Ramos

POTENCIAL DE AÇÃO: Rápidas alterações do potencial de membrana que se propagam com

grande velocidade por toda a membrana da fibra nervosa, a origem desse potencial é uma distribuição

assimétrica de íons, principalmente Na+ e K +

.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais