Buscar

Fale sobre os componentes da matriz extracelular do tecido conjuntivo.

💡 1 Resposta

User badge image

Vitoria Barros

tecido conjuntivo, ao contrário dos outros tipos de tecidos histológicos encontrados no organismo, tem como principal componente estrutural a matriz extracelular e tem como funções dar forma e auxiliar na estrutura do corpo conectando células e órgãos e dando suporte às diferentes partes do corpo.

A matriz extracelular é formada pela substância fundamental e diferentes combinações de proteínas fibrosas, que podem ser colágenas, elásticas ou reticulares. Dependendo do tipo de proteína encontrada na matriz, ela pode ter propriedades distintas podendo assumir maior rigidez ou flexibilidade.

A substância fundamental é formada por um complexo viscoso e hidrofílico, formado por glicosaminoglicanos, proteoglicanos, e glicoproteínas multiadesivas como a lamina e a fibronectina. É a diferente concentração destas moléculas e a maneira com que interagem com a superfície celular que define as características da matriz extracelular, promovendo a união dos tecidos e conferindo força tênsil e rigidez à matriz.

Além de possuir função estrutural, o tecido conjuntivo desempenha importantes papéis na reserva de fatores de crescimento que controlam a proliferação e diferenciação celular. A matriz do tecido conjuntivo serve como meio de troca de nutrientes e catabólicos entre as células e os vasos sanguíneos.





1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais