Buscar

Liste os aspectos que você considera que existiram avanços e retrocessos ao longo da LDB 9394/96?

💡 1 Resposta

User badge image

Jú Coteski

Dias letivos


Aumentou o tempo letivo: menos 200 dias e 800 horas anuais, provocando muita polêmica.


Formação docente


Na sua criação um dos pontos polêmicos foi para à formação de professores. A realidade brasileira não comportava que todos os professores deveriam ter graduação em Ensino Superior, fugindo a realidade brasileira. Com o tempo essa realidade foi mudando.


Embora a Lei do Piso Nacional tenha sido aprovado, ainda hoje, em certos Estados e cidade não a cumprem. É uma triste realidade a valorização dos professores.


Definição de Educação Básica


A Educação Básica passou a ser obrigatória e gratuita e bem definida a saber: pré-escola, Ensino Fundamental (I e II) e Ensino Médio. Outras novidades ao longo do tempo foram acontecendo o Ensino Básico passou para 9 (nove) e crianças a partir dos 4 anos com direito a serem matriculadas.


Divisão de responsabilidade


Os municípios são os responsáveis por oferecer as séries iniciais do Fundamental. Outras melhorias estão ocorrendo no transporte, na merenda e na estrutura física das escolas. Outro avanço se deu com a PEC do Teto dos Gastos. A formação pedagógica vem caminhando.



1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais