Buscar

Um disco de hóquei deslizando sobre o gelo acaba finalmente parando. Como Aristóteles interpretaria isso? Como você interpretaria isso? *

💡 1 Resposta

User badge image

Prof. Daniel

Para Aristóteles, a força estava vinculada à existência da velocidade. Era impossível, segundo ele, a existência de um movimento em que não houvesse a atuação contínua de uma força. Os movimentos, segundo a ótica aristotélica, podem ser naturais, quando o corpo busca seu lugar natural no universo (hipótese utilizada para a explicação da queda dos corpos), e violentos, quando os corpos são afastados de seu local de origem mediante a aplicação de uma força. Em sua obra intitulada Mecânica, Aristóteles afirmou que um corpo em movimento só chegaria à imobilidade se a força que atua sobre ele deixasse de agir. Portanto, podemos entender que, de acordo com essa visão, só existe velocidade se existir uma força. Então o disco de hóquei iria, parar assim que a força que o fez movimentar, acabasse.

Newton diria que existe uma força de atrito que se opõem ao deslizamento do disco, que o desacelera até que ele atinja o estado de repouso.

Eu interpretaria utilizando Teoria de Newton (que diz respeito ao atrito).

Ou seja, a força aplicada sobre o disco iria diminuindo com o tempo, de acordo com o distanciamento do ponto inicial e a força de atrito embora baixa, faria com que essa força aplicada inicialmente fosse diminuindo até o disco parar. Sendo mais comum acontecer a Teoria de Newton, pois toda superfície aplica um força de atrito sobre o corpo que desliza sobre ela (a não ser no vácuo).

4
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais