Buscar

Como calcular o desconto financeiro, soma ou subtrai, na contabilização do custo?

💡 2 Respostas

User badge image

Milene Prado

"A empresa que concede o desconto financeiro, por ocasião de sua efetivação em razão do recebimento de duplicada no prazo previsto para a sua concessão, deve registrar esse desconto em conta própria do subgrupo de "despesas financeiras", que pode intitular-se "descontos financeiros concedidos". É somado ao valor de venda.
1
Dislike0
User badge image

Danielly Hillary

O desconto financeiro tem como objetivo principal estimular o devedor a quitar o débito com antecedência, evitando, dessa forma, transtornos para o credor, tanto no aspecto de "liquidez" quanto no burocrático.

Classificação contábil

1 - Na empresa que concede o desconto

A empresa que concede o desconto financeiro, por ocasião de sua efetivação em razão do recebimento da duplicata no prazo previsto para a sua concessão, irá registrar esse desconto em conta própria do subgrupo de despesas financeiras, que pode intitular-se "Descontos Financeiros Concedidos", dentro do grupo Despesas Financeiras Líquidas, no resultado.

Normalmente, o registro do desconto financeiro faz parte de um lançamento múltiplo, em que debitamos a conta de disponibilidade que recebeu o numerário proveniente da liquidação do título pelo valor da duplicata líquido do desconto ("Caixa" ou "Bancos Conta Movimento") e a conta de "Descontos Financeiros Concedidos" no resultado pelo valor do desconto, e, em contrapartida, creditamos a conta "Clientes" ou "Duplicatas a Receber" pelo valor bruto da duplicata.

2 - Na empresa que paga o título com desconto

A empresa que paga uma duplicata, ou outro título de crédito qualquer, se beneficiando de um desconto financeiro irá registrar o desconto obtido em conta do subgrupo de "Receitas Financeiras", que pode intitular-se "Descontos Financeiros Obtidos", dentro do grupo de "Despesas Financeiras Líquidas".

O registro contábil do desconto, normalmente, é feito concomitantemente ao do pagamento e da baixa da duplicata, debitando-se a conta de "Duplicatas a Pagar" ou "Fornecedores" pelo valor bruto das duplicatas e, em contrapartida, creditando-se a de disponibilidade, que sofreu o desembolso, pelo valor da duplicata líquido do desconto, e a conta "Descontos Financeiros Obtidos" pelo valor do desconto.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais