Buscar

Discorra sobre a prescrição virtual.

💡 7 Respostas

User badge image

Xico Ensina

A prescrição antecipada, também chamada virtual, hipotética, projetada ou em perspectiva, não é prevista na lei de forma expressa, tratando-se, pois, de uma criação jurisprudencial e doutrinária.

A prescrição virtual leva em conta a pena a ser virtualmente aplicada ao réu, ou seja, a pena que seria, em tese, cabível ao réu por ocasião da futura sentença.

Ou seja, a referida prescrição permite ao magistrado vislumbrar a possibilidade de, em caso de condenação, aplicar a pena mínima possibilitando ao operador do direito antever que, ao final, eventual pena imposta seria alcançada pela prescrição.

1
Dislike0
User badge image

Priscilla Rezende Bernardes

A prescrição virtual é também denominada como Prescrição Antecipada, Hipotética, Projetada ou em Perspectiva. Sua fundamentação é oriunda dos entendimentos jurisprudenciais e doutrinários sobre a Prescrição da Pretensão Punitiva – PPP.

É uma subespécie da Prescrição da Pretensão Punitiva onde se leva em conta a pena que virtualmente seria imposta ao réu, isto é, a pena que seria em tese aplicada por ocasião de uma futura sentença.

Seu objetivo difere da Prescrição Punitiva em Abstrato, pois nesta o fundamento é a análise do tempo máximo previsto na tipificação do crime, isto é, a interpretação na pior da hipótese. Na Prescrição Punitiva Virtual se concentra em prever o reconhecimento da prescrição retroativa, em caráter excepcional, com base na pena mínima aplicada, observando – se todo o contexto favorável ao réu, através da dosimetria da pena.

A prescrição virtual é aquela reconhecida antecipadamente, em regra ainda na fase extrajudicial, com base na provável pena concreta que será fixada pelo juiz, no momento futuro da condenação. 

Desenvolvida apenas no ordenamento jurídico pátrio, a prescrição virtual nada mais é do que o reconhecimento do interesse de agir, diante da comprovação da possibilidade de decretação da prescrição retroativa, logo no início do processo antes do recebimento da denúncia ou de proferida a sentença, levando em consideração uma pena hipotética aferida pelas circunstâncias apuradas até aquele momento.

O objeto pretendido por esta teoria da prescrição virtual é afastar da análise do poder judiciário os processos inúteis, isto é, aqueles processos que pelas a circunstancias do fato e/ou condições pessoais do acusado, traria uma possível sentença condenatória e fixaria uma pena hipotética em determinada quantidade, por meio do qual já se poderia constatar a prescrição.

Logo, mesmo antes do término da instrução processual e com base apenas nas informações colhidas durante a fase investigatória, seria possível calcular as circunstâncias que serão valoradas para dosimetria da pena.


1
Dislike0
User badge image

GABRIEL VITOR

prescrição virtual é aquela reconhecida antecipadamente, em regra ainda na fase extrajudicial, com base na provável pena concreta que será fixada pelo juiz, no momento futuro da condenação.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais