Buscar

SOLUÇÃO PARA FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA

QUÍMICA

TENHO QUE INVESTIGAR UMA OUTRA FORMA QUE NÃO SEJA HIDROELÉTRICA QUE FORNEÇA ENERGIA ELÉTRICA SEM PREJUDICAR A NATUREZA.PRECISO DE DUAS OPÇÕES DE FORNECIMENTO DE ENERGIA .

💡 2 Respostas

User badge image

Gabriel Guarnieri

  1. Usinas hidrelétricas: Através do represamento dos rios, cuja força aciona turbinas que permitem a geração de energia, elas produzem cerca de 75% da energia elétrica utilizada no país. No entanto, nesse processo, terras férteis são alagadas, animais silvestres são extintos ou afastados, sítios arqueológicos são destruídos; além de cidades inteiras que são alagadas, quando não há um devido estudo dos seus impactos ambientais.
  2. Termelétricas a gás natural: São instalações movidas por um gás que aquece a água para a formação de vapor que movimenta turbinas para a geração de energia. No entanto, o alto nível de emissão de gases do efeito estufa, incluindo o ácido sulfúrico que compromete o ar (provocando alterações no clima); além da instalação de gasodutos onde antes havia vegetação, são alguns dos prejuízos ao meio ambiente do uso dessa matriz.
  3. Termelétricas a carvão: A geração de energia termelétrica acontece através do aquecimento da água pelo carvão, gerando o vapor que acionará turbinas para a produção de energia. É a matriz energética que mais emite gases do efeito estufa, lança compostos que podem produzir a temível chuva ácida, emite óxidos que causam irritação respiratória em humanos; sem contar que, com o aumento da temperatura da terra causado pelo efeito estufa, há aumento do nível do mar, alterações climáticas e desequilíbrio na ocorrência das chuvas.
  4. Usinas termonucleares: Nesse tipo de matriz a geração de energia acontece pela fissão do núcleo do átomo do plutônio ou do urânio, e a consequente produção de calor para o aquecimento da água que produz o vapor que movimenta turbinas geradoras de energia elétrica. Apesar do fato de não produzir gases do efeito estufa, gera radioatividade que, em contato com seres humanos, pode causar transtornos físicos e mentais que se estenderão aos seus filhos e netos. Além disso, o lixo radioativo produzido pode prejudicar o meio ambiente através da destruição da fauna e da flora por séculos se não for devidamente estocado; sem contar a possibilidade real de explosão dos reatores devido ao aquecimento do urânio.
  5. Energia eólica: É a matriz mais ecologicamente correta que existe e a que menos emite gases do efeito estufa. Funciona por meio de hélices movidas pela força dos ventos e que acionam turbinas geradoras de energia. Seu impacto no meio ambiente tem a ver apenas com a poluição visual causada pelo excesso de hélices (comprometendo a visão das belezas naturais da região) e trepidação devido ao seu movimento. Além de enormes pedaços de terra que devem ser ocupados para a instalação do parque, em detrimeno de outras atividades que poderiam ser implantadas no local.
  6. Energia solar ou fotovoltaica: Uma matriz que praticamente não agride o meio ambiente, já que a terra recebe do sol 14000 vezes o que é necessário para o consumo humano anual.A geração de energia através desse sistema acontece quando a radiação do sol atinge painéis solares que absorvem o seu calor. No entanto, o seu alto custo (gasta mais energia na fabricação dos painéis do que produz) e a quantidade imensa desses painéis necessários para a produção de energia, são o seu ponto fraco.

A busca por matrizes energéticas que agridam pouco o meio ambiente é um desafio da sociedade humana na atualidade. É necessário que governo, empresas e cidadãos se conscientizem da importância da pesquisa nessa área e empreendem esforços no sentido de viabilizar o mais rápido possível o aumento da produção de energia de maneira limpa e sustentável.


0
Dislike0
User badge image

Pedro Felipe Gomes Teodoro

uma o uso maciço de uso de aquecimento de água pelo sol (existem diversos equipamentos e empresas que já trabalham com o produto) tendo em vista que mais de 60% da energia elétrica usada no Brasil ocorre com a finalidade de aquecimento de água pelos chuveiros, sendo assim diminuiria cerca de 50% do gasto de energia em escala nacional. a segunda maneira vem da fusão nuclear ( contrário da fisão nuclear e que é amplamente utilizada em usinas nucleares) a fusão nuclear já é algo que a tecnologia não permite sua exploração, mas os conhecimentos fisicos cientificos atuais já podem afirmar que este metodo é limpo e não há nenhum risco que uma grande explosão, como as que ocorrem em usinas nucleares atuais, pois a fissão nuclear é o caminho inverso e com um material diferente.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais