Buscar

COVID 19 - Qual a letalidade real do vírus e o seu reflexo para economia e saúde publica em todo o mundo?

💡 1 Resposta

User badge image

Rafaella Villena

A letalidade real do vírus ainda está sendo estudada, varia bastante de país para país, isso se dá devido: fatores econômicos, acesso à saúde, distribuição de renda etc. O que se sabe hoje é que idosos e pessoas com comorbidades estão sendo mais atingidas.

O covid 19 deixou de ser classificado como uma infecção respiratória e passou a ser considerada uma doença sistêmica, quer dizer que atinge vários sistemas do corpo.

Logo, a subnotificação e por atingir outras partes do organismo (antes não descobertas) faz com que muitos possam ter morrido da infecção e ter no obituário outra causa.

A dúvida hoje do mundo é a economia, trazendo para o Brasil a realidade tende a ser decepcionante, estávamos em uma crise econômica, partimos para uma crise na saúde pública (esta já antiga) e agora para uma política; o dilema é: sair e morrer da doença ou ficar em casa e morrer de fome... No final das contas ficar em casa trará prejuízos a economia abalada do Brasil, um país afundado na informalidade, se sair o sistema de saúde irá colapsar e haverá muitas mortes por falta de atendimento.

O mundo está atolado na desigualdade, evidente, claro, estamos todos no mesmo mar mas em barcos diferentes.

A saúde dos profissionais de saúde é um tema em algo, muitos irão sair da crise/pandemia sem estrutura emocional e com doenças psicológicas; óbvio, muitos irão se afastar e quem os irá substituir? Como formar profissionais em larga escala e rapidamente? Quem quer se submeter e arriscar sua vida? Qual profissional quer ser hostilizado pela sociedade, se expor e ganhar mal? Este último tem 2 vertentes: estão sendo hostilizados por "transmitir" o vírus ao sair dos hospitais e ganhar mal principalmente no Brasil, esta discussão daria um livro...

A longo prazo os países terão que se adaptar e encarar as circunstâncias, economistas preveem uma recessão pior que a de 1929, demissões em massa irão se tornar comuns e se a situação já estava precária antes imagine daqui uns meses, o governo não terá dinheiro para manter a população para sempre, visto que pesquisas apontam o vírus circulando até 2021

O desemprego será algo real e palpável para muitas famílias ao redor do mundo, a crise humanitária e o agravo de outras doenças também.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais