Buscar

Qual a farmacologia dos hipoglicemiantes orais?

💡 4 Respostas

User badge image

Crislayne Débora

 São hipoglicemiantes chamados de sensibilizadores pois aumentam a ação da insulina sem afetar sua secreção, ou seja, não aumentam a quantidade de insulina produzida no pâncreas e liberada na corrente sanguínea, apenas aumenta a ação da insulina normalmente presente.

0
Dislike0
User badge image

Eduarda Abreu

A) Sulfonilureias: bloqueiam os canais de potássio sensíveis ao ATP, aumentam a liberação da insulina pelas células beta pancreáticas. Exemplos: glibenclamida, tolbutamida, glipizida.
B) Biguanidas: ativam a enzima AMPK que tá no músculo, isso vai diminuir a produção hepática de glicose, aumentar a ação da insulina no músculo e tecido adiposo, reduzir o glucagon plasmático e aumentar a captação e utilização de glicose. Exemplos: metformina e fenformina.
Biguanidas auxiliam na perda de peso.
C) inibidores da alfa glicosidase: a alfa glicosidase é uma enzima presente na borda em escova do intestino. Essa classe de farmacos bloqueia a absorção de amido, sacarose e maltose. Retarda a absorção de carboidratos, reduz a glicemia pós prandial e não provoca hipoglicemia. Exemplo: acarbose.
D) glitazonas: sensibilizadores de insulina. São agonistas seletivos do receptor gama, ativado por proliferador do peroxissomo nuclear. Ativam genes responsivos a insulina, aumentam o transporte de glicose. Exemplos: pioglitazona e rosiglitazona
E) metiglinidas: mesmo mecanismo de ação das sulfonilureias, porém possuem ação mais rápida e mais curta. Exemplos: repaglinida e nateglinida.

Também existem os incretinomiméticos, recomendo dar uma pesquisada.
0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais