Buscar

Descreva pormenorizadamente a constituição de um osso longo e por quais regiões os mesmos são irrigados e inervados?

💡 1 Resposta

User badge image

Sabrina Duarte

Um osso longo é aquele que o comprimento é a dimensão predominante. Ele é dividido em duas partes:

Diáfise (o corpo): sua parede é formada de osso compacto e seu interior delimita uma cavidade medular que é revestida por endósteo e ocupada pela medula óssea

As epífises (extremidades): Parede formada por fina camada de osso compacto e seu interior de osso esponjoso. Nas superfícies articulares das epífises, há a cartilagem articular (cartilagem hialina) recobrindo essas áreas.

Há ainda a metáfise, que se situa entre a diáfise e epífises e constitui a zona por meio da qual o osso cresce. Também é formada por osso compacto e osso esponjoso.

A irrigação do osso pode ser provida pelas artérias do periósteo ( membrana que reveste os ossos, menos nas superfícies articulares), pela artéria nútricia, que entra no forame nutrício e se distribui na na medula óssea e no osso da diáfise, ou pelos vasos das articulações, que irrigam as epífises. Os nervos acompanham os vasos sanguíneos para atingir o osso.



0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais