Buscar

filosofia: qual a relação entre a fé e a razão?

💡 3 Respostas

User badge image

Marcelle Bento

A razão é a capacidade de pensar de forma lógica e a fé a crença em alguma coisa.
2
Dislike0
User badge image

Vanderléia De Araujo Závoli

Razão, é a capacidade de pensar de forma lógica, chegando a conclusões corretas a partir de evidência e métodos de análise. A , é uma crença em alguma coisa.  implica uma decisão de acreditar em alguma coisa.  é confiar que algo é verdade.

0
Dislike0
User badge image

Sônia Matos Moutinho

De acordo com a Bíblia, fé e razão são duas ferramentas importantes que Deus nos dá. Tanto a fé quanto a razão são importantes em nossas vidas. A razão não salva mas a fé não deve ser cega.

Fé ou razão?

Muitas pessoas acreditam que a fé e a razão são incompatíveis. Isso acontece porque muitas crenças não são baseadas em boa evidência. Quando essas crenças são confrontadas com a razão, a razão contradiz a fé. Isso acontece muito com superstições.

Por exemplo, uma pessoa pode acreditar que apanhou uma doença porque se esqueceu de oferecer um sacrifício ao seu ídolo. Mas o uso da razão depois mostra que a doença foi resultado de água poluída por uma fábrica. Nesse caso, a fé e a razão se contradizem.

Mas será que a fé e a razão são sempre incompatíveis? A fé na Bíblia não envolve a razão? Para responder a isso, precisamos entender um pouco mais sobre a razão e a fé.

A razão

A razão é a capacidade de pensar de forma lógica, chegando a conclusões corretas a partir de evidência e métodos de análise. Isso nos ajuda a entender o mundo em que vivemos e a encontrar bases sólidas para aquilo em que acreditamos.

Mas nossa razão não é perfeita. Todos cometemos erros de raciocínio. A evidência pode ser errada ou incompleta, podemos cometer erros de lógica, ignoramos inconsistências que são inconvenientes, nem sempre aplicamos a lógica... A Bíblia diz que nossas mentes são afetadas pelo pecado, que às vezes cega nosso entendimento (2 Coríntios 4:4).



0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais