Buscar

neoconstitucionalismo e constitucionalismo, diferencie

💡 3 Respostas

User badge image

Bianca Conceição

Constitucionalismo clássico ou liberal: cuja característica marcante é o surgimento das constituições escritas; nelas são consagrados os direitos fundamentais de primeira geração neoconstitucionalismo tem-se a dignidade da pessoa humana como núcleo da constituição.

0
Dislike0
User badge image

ricardo colares

O constitucionalismo e neoconstitucionalismo sao movimentos fruto da construcao historica, o qual o segundo derivou do primeiro.

O Constitucionalismo é fruto da intensão de limitar os poderes do Estado sobre o particular, é oriundo do conceito contra o absolutista que entendia que o Estado se confundia com a figura do monarca ou do ditador que impunha aos particulares suas leis nem sempre justas. Então como inicio desse tem-se a carta magna da inglaterra que limitou os poderes do rei joão sem terra etc.

O neoconstitucionalismo por sua vez, é um avanco trazido pela sociedade, movidos pelos conceitos da revolucao francesa de igualdade, fraternidade e liberdade, então as constituicoes neoconstitucionalistas, como a de weimar de 1919 a do mexico e a propria brasileira de 1988, trazem explosoes de direitos fundamentais valorizando o homem como centro do poder e para esse os direitos fundamentais. Sobre tudo o fundante da dignidade da pessoa humana.

0
Dislike0
User badge image

Matheus

Resultados da pesquisa


Trecho da Web em destaque

neoconstitucionalismo, também chamado de constitucionalismo contemporâneo, é uma doutrina do Direito que coloca a Constituição no centro do ordenamento jurídico e que interpreta o direito a partir dos Direitos Fundamentais.

Já o Constitucionalismo é como se denomina o movimento social, político e jurídico e até mesmo ideológico, a partir do qual emergem as constituições nacionais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais