A maior rede de estudos do Brasil

desenvolvimento

O Índice de Desenvolvimento Humano é uma medida comparativa de pobreza, alfabetização, esperança de vida para os diversos países do mundo. Seu cálculo vai de 0 (zero) a 1 (um), sendo que quanto mais próximo da unidade, mais desenvolvido é considerado o país. 

A escolaridade inclui a alfabetização dos adultos e a educação primária, secundária e terciária da população em geral. O PIB per capita entra no cálculo do IDH como um substituto de uma medida do padrão de vida ou de distribuição de renda. A longevidade relaciona-se à saúde da população. A figura a seguir mostra os índices que compõem o IDH. O mapa à esquerda mostra o valor do IDH calculado para os estados brasileiros em 2008, já o mapa à direita mostra o valor do índice de educação, um dos componentes do IDH. O Índice de Desenvolvimento Humano é uma medida comparativa de pobreza, alfabetização, esperança de vida para os diversos países do mundo. Seu cálculo vai de 0 (zero) a 1 (um), sendo que quanto mais próximo da unidade, mais desenvolvido é considerado o país. 

A escolaridade inclui a alfabetização dos adultos e a educação primária, secundária e terciária da população em geral. O PIB per capita entra no cálculo do IDH como um substituto de uma medida do padrão de vida ou de distribuição de renda. A longevidade relaciona-se à saúde da população. A figura a seguir mostra os índices que compõem o IDH. O mapa à esquerda mostra o valor do IDH calculado para os estados brasileiros em 2008, já o mapa à direita mostra o valor do índice de educação, um dos componentes do IDH. 



1 resposta(s)

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes