Buscar

As normas infraconstitucionais compatíveis

💡 4 Respostas

User badge image

Dayane Araujo

  • As normas infraconstitucionais editadas na vigência da Constituição pretérita que forem materialmente compatíveis com a nova Constituição são por ela recepcionadas.

Com o advento de uma nova Constituição, continuam válidas todas as normas infraconstitucionais com ela materialmente compatíveis, sendo estas recepcionadas pela nova ordem jurídica.Enfatizamos que a recepção depende somente de que exista uma compatibilidade material (compatibilidade quanto ao conteúdo) entre as normas infraconstitucionais anteriores e a nova Constituição; a compatibilidade formal não é necessária. É importante ressaltar que o “status” da norma recepcionada é definido pela nova Constituição.Outra possibilidade de recepção se dá quando a nova Constituição determina, expressamente, a continuidade de dispositivos daquela que lhe precedeu. Como exemplo, a CF/88 estabeleceu que o sistema tributário nacional vigoraria a partir do primeiro dia do quinto mês seguinte ao da sua promulgação, mantendo-se, até essa data, a vigência dos dispositivos da Constituição de 1967.É plenamente possível que uma lei anterior à nova Constituição seja parcialmente recepcionada. Alguns de seus dispositivos, por serem materialmente compatíveis com a nova ordem constitucional, são recepcionados; outros, por serem incompatíveis, são revogados. A análise de compatibilidade deve ser individualizada, artigo por artigo, inciso por inciso, parágrafo por parágrafo.

1
Dislike0
User badge image

Bruno Rabello

Kelsen afirma que a Constituição busca validade nela mesma, por ser a norma hipotética fundamental.

Avançando, não há dúvidas de que, em virtude do princípio da supremacia da Constituição, as normas constitucionais estão no topo da pirâmide do ordenamento jurídico.

Pelo princípio da supremacia da constituição, a Constituição Federal é hierarquicamente superior às demais normas. Ou seja: se uma norma contrariar a Constituição Federal, ela será inconstitucional.

Não há hierarquia entre normas originárias da Constituição. Quando, no caso concreto, houver um conflito (na verdade, apenas aparente) entre as normas, deve-se recorrer a princípios interpretativos.

Desta forma, as normas infraconstitucionais que forem incompatíveis com o texto constitucional será declarada inconstitucional. Bem como, as que estiverem em vigência anterior com a constituição e forem incompatíveis materialmente não serão por aquela recepcionada.

0
Dislike0
User badge image

shek deile

'

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais