A maior rede de estudos do Brasil

ANATOMIA DP QUESTIONARIO 2

Enfoques históricos, sociais, e culturais possibilitaram a exaltação da anatomia humana como esfera de conhecimento organizado nos padrões constituídos pela ciência moderna. Entretanto, alguns aspectos envolvem polêmicas bioéticas. Assim, considere as afirmações abaixo:

I. Na plastinação, uma maneira moderna de mumificação, os corpos dissecados são demonstrados em uma das “fantásticas” exposições de anatomia pelo mundo, e num novo mercado on-line de "espécimes” humanos.

II. As experiências com seres humanos tomaram formas com o processo de Nuremberg, onde os anatomistas alemães foram denunciados de utilizar corpos de vítimas do holocausto para as pesquisas anatômicas, de tal modo foram realizadas diversas acusações da presença da suástica nazista nas páginas de alguns atlas anatômicos do período.

III. Herófilo da Macedônia e Erasístrato de Chio desejavam saber se o nervo do furto habitava na palma das mãos. Os anatomistas utilizaram o método de vivissecção, sendo que criminosos eram dissecados até oito dias. 

Podemos considerar como aspectos bioéticos:


Anatomia IUNIP

1 resposta(s)

User badge image

Fernanda

Há mais de um mês

aaaaaaaaaaa


aaaaaaaaaaa


Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes